Você possivelmente já ouviu falar dessa cirurgia, que é considerada comum. Para entender como a cirurgia é feita, precisamos primeiramente conhecer um pouco da anatomia humana, iniciando com o nome da cirurgia, que se deve a uma veia localizada em nossas pernas.
Disponível em: <https://static.tuasaude.com/ media/article/ca/bb/cirurgia- de-varizes-para-retirar-a- safena_22771_l.jpg> Acesso em: 31 out.2019.
E agora o coração, na foto abaixo estão evidenciadas as artérias coronárias.
Disponível em: < https://previews.123rf.com/ images/sciencerf/ sciencerf1707/ sciencerf170701216/81460485- ilustración-de-las-arterias- coronarias-del-corazón.jpg> Acesso em: 31 out.2019.
A veia safena e as artérias coronárias são as protagonistas dessa cirurgia.
Mas em que casos essa cirurgia é feita?
Ela é feita quando ocorre uma obstrução por placas de gordura nas artérias coronárias, que dificultam ou bloqueiam a passagem de sangue que nutre o coração, e por isso há uma diminuição de oxigênio que chega até as células musculares, podendo ocasionar um infarto. Essas placas de gordura se dão devido a má alimentação com o decorrer do tempo.
No vídeo a seguir, pode ser visto em forma de animação, como a cirurgia é realizada.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch? v=uMOrgbVEeeU> Acesso em: 31 out.2019.
A cirurgia dura em torno de 5 horas.
Vale ressaltar que a retirada de um pedaço da veia safena não prejudica a circulação das pernas, pois o sangue pode circular por outras veias, e após a remoção, acontece um processo natural chamado revascularização, no qual novos vasos se formam para suprir as necessidades do corpo e substituir a parte removida da veia safena.
Aplicação didática:
Esse material pode ser utilizado como curiosidade para alunos de ensino médio e superior, principalmente em cursos da área da saúde, ou como tema principal. Por se tratar de uma cirurgia comum é possível que os alunos conheçam alguém que já fez, os levando a ver a importância de conhecer o procedimento, e o que uma má alimentação pode ocasionar.
Referências:
Disponível em: < https://www.tuasaude.com/ ponte-de-safena/> Acesso em: 31 out.2019.
1_BIO_LIC_NB_Júlio_Cesar_Rodrigues
ResponderExcluirEstamos cada vez mais comendo alimentos super processados, altamente calóricos, substituindo os alimentos saudáveis. Então como fazer uma abordagem sobre o tema "alimentação balanceada e saudável", em uma turma de ensino fundamental?
Um bom começo é demonstrar os riscos que os alunos correm, a longo prazo, ao terem uma péssima alimentação, afinal só quem viu como são finas e super fáceis de se entupir as artérias coronárias, entendem o risco e se previnem.
Bem observado Julio, outras maneiras de alertar os alunos sobre tal risco é trazer a tona que em todo momento nosso corpo precisa de energia, seja para andar, correr, falar, estudar e até mesmo para dormir, e que essa energia é derivada do consumo de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, proteína e grãos, com isso poderia a seguir ser abordado o ponto da má alimentação e os prejuízos da mesma a médio e longo prazo como você mesmo disse!
ExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
1_BIO_LIC_NA_Anna_Lethícia_Hanisch
ResponderExcluirO assunto, em minha opinião, é muito importante de ser comentado, pois é um procedimento considerado cada vez mais comum nos dias atuais, pois com a falta de preocupação das pessoas em manter uma boa alimentação, temos muitos casos de artéria coronária obstruída. Como citado pela colega, será provável que os alunos conheçam algum caso e tenham interesse em saber como é realizada a cirurgia, também podendo incentivar a ter uma alimentação mais saudável.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ResponderExcluir