quarta-feira, 1 de maio de 2019

(1_BIO_LIC_NA_LORENA_REGIANE_MENON) SALTO ALTO, BELEZA E DORES NA COLUNA.


Sem dúvidas os saltos altos são considerados acessórios fundamentais para beleza por muitas mulheres, que se sentem mais belas, atraentes e poderosas quando usam esse tipo de calçados.
 Além da confiança e elevação da autoestima, eles também trazem desconfortos. É comum ouvirmos mulheres que usam, frequentemente, saltos altos, reclamarem das dores que sentem nos pés, pernas e na coluna.
A presença de dores nos pés e pernas é até compreensível, mas, por que na coluna, sendo que ela está distante dos pés?  Embora, a coluna esteja relativamente distante, ela é bastante afetada pelo uso contínuo de calçados com saltos altos, podendo acarretar consequências mais graves.
Primeiramente, para compreendermos a causa das dores na coluna, devemos saber que a nossa coluna vertebral é constituída por diferentes tipos de vértebras, entre as quais, são encontrados discos de cartilagem, exceto na região pélvica. Esses discos permitem o deslizamento das vértebras sobre eles, tornando possível o movimento. Além disso, a coluna vertebral é dividida em regiões. A região Cervical é a mais superior, logo abaixo desta, se encontra a Região Torácica, em seguida, a Região Lombar e posteriormente, a Região Pélvica.
Quando, os calcanhares são elevados, ao fazer uso dos saltos, o corpo, buscando equilíbrio, tende a projetar-se para frente, deixando a pessoa com aspecto inclinado. Porém, para apresentar uma postura melhor, a pessoa empurra a parte superior da coluna, regiões cervical e torácica, para trás, o que gera uma acentuação na curvatura da região lombar (lordose), que podem causar dores bastante incômodas.

Com o uso frequente dos saltos, essa acentuação na lombar se torna constante, gerando uma Hiperlordose Lombar. Essa lordose acentuada, também acarreta a compressão dos discos cartilaginosos, que podem acabar expandindo, causando assim, Hérnia de Disco. Além destes problemas já citados podem surgir outros como: Espondilolistese e Estenose Foraminal.
Nas crianças e adolescentes, o uso desse tipo de calçado é ainda mais prejudicial, pois, estão em desenvolvimento e a relação entre desenvolvimento e uso de saltos pode causar deformações na sua estrutura corporal.

Aplicação didática:
                O material pode ser usado tanto no ensino fundamental como no médio, pois, pode ser apresentado em aulas sobre estrutura esquelética mais aprofundada, visando a compreensão de algumas estruturas e fatores que podem causar problemas, ou então, como forma de conscientização em relação às consequências geradas pelo uso de alguns acessórios  impostos pela mídia como padrões de beleza.

Referência do Texto:
Disponível em: <https://www.dryunes.com/salto-alto-faz-mal-coluna/>. Acesso em: 24 abr. 2019.

8 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Daniel_Henrique_Valente_Camilo
    Aqui temos mais um caso de como a estética leva nosso corpo a limites, e ele numa tentativa de adaptar-se muda o esqueleto. Também achei bom mostrar que uma coisa simples como apenas usar um calçado pode acarretar inúmeros problemas , e não apenas atividades que extrapolam nossos limites.

    ResponderExcluir
  2. 1_Bio_Lic_NA_Lorislaine_Machado

    Concordo com o comentário do colega Daniel, pois a indústria da beleza, faz com que o desejo de consumo e estar na moda, não levem em consideração os fatores que prejudicam a saúde, esse tema é importante ser levado às salas de aula, pois vemos que nos dias de hoje há uma grande mudança do comportamento das crianças e adolescentes, fazendo assim o uso desse tipo de calçado ficar ainda mais comum, mesmo sem saber que podem gerar um grande dano ao crescimento e a postura.

    ResponderExcluir
  3. 1_Bio_Lic_NA_Fernanda_Pacheco
    Concordo plenamente com a reportagem da colega pois, o querer estar na moda faz com que muitas vezes as pessoas não consigam enxergar que apenas com um sapato de salto alto estão prejudicando a sua coluna vertebral e consequentemente atraindo outros problemas para si, por isso acho importante trazer esse assunto para ser discutido em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Nossas mulheres se impõe a sacrifícios para se encaixar em padrões impostos pela sociedade, deixando em segundo pano a sua saúde física, achei interessante pois quando se fala de aprendizado a ideia que me vem a mente é de transmitir conhecimento, mas creio que não deva estar limitado á um ambiente de ensino (sala de aula), tem que ser levado á todos como ferramenta social.

    ResponderExcluir
  5. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir