sexta-feira, 31 de maio de 2019

(1_BIO_LIC_VB_Roberta_Carolina_Haas) COMO O CÉREBRO TRABALHA OS SENTIDOS EM PESSOAS CEGAS


O Cérebro de pessoas cegas realmente se configura para aumentar os outros sentidos? Mito ou Verdade?







Em algum momento de sua vida você já deve ter se perguntado, como os cegos se guiam na rua ou até mesmo como sabem aonde estão indo. Muitas vezes em nosso cotidianos acabamos nós deparando com alguém cego andando na rua sem nenhuma dificuldade, e pensamos, como essa pessoa sabe aonde está indo e como sabe quando atravessar a rua ou não, e brota aquela dúvida. 

Realmente o cérebro de alguém cego se adapta seus sentidos de acordo com suas necessidades?

Costuma-se dizer que a perda de um sentido acaba melhorando os outros. Diversas pesquisar já comprovaram que em pessoas cegas o cérebro faz novas conexões para aumentar a audição, olfato, tato e até funções cognitivas como a memória e a linguagem.


As mudanças estruturais e funcionais estudadas mostram que o cérebro de pessoas cegas tem uma configuração única, mandando e recebendo informação de uma forma que não é observada em pessoas de visão normal. Algumas dessas mudanças melhoraram as conexões entre certas partes do cérebro, enquanto outras regiões mostraram uma diminuição de conectividade.


Quando a visão é perdida, os neurônios no córtex occipital não são jogados fora; ao invés disso, a região trabalha processando os outros sentidos. Isso mostra que pessoas cegas podem localizar sons tanto usando o córtex auditivo quanto o lobo occipital, quando pessoas com visão normal apenas usam o córtex auditivo.



Segundo pesquisas, pessoas cegas de nascença tem audição mais apurada do que uma pessoa que perdeu a visão em algum momento de sua vida, mesmo com essa adaptação do cérebro.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Pode se encaixar muito na matéria de órgãos sensoriais, pois é um tema bem curioso e creio que despertaria interesse nos alunos, pois muitos gostariam de saber como o cérebro se adapta a certas dificuldades e necessidades.



Referências :






 

6 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Ana_Luiza_Janisch
    É incrível analisar como o corpo humano se adapta para as diversas situações, pois mesmo sem poder ver, pessoas com essa deficiência tem uma capacidade muito maior em outras áreas para compensar. Fico admita com o funcionamento do corpo humano.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VB_Cristina_Meireles_C._Henisch
    Sempre tive curiosidade sobre esse assunto, é incrível a capacidade que nosso cerebro tem de se adaptar a todas as condições.Adorei, parabens pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Janaina Portela6 de junho de 2019 às 19:05

    1_BIO_LIC_VB_Gabriela_Janaina_Portela
    Realmente, acho que grande parte tem essa duvida de como é com o cegos, acho que é um tema importante e que quase não é discutido em sala. E é incrível ver como nosso cérebro é capaz de melhorar os outros sentidos na falta de um, o que é muito relevante para os cegos

    ResponderExcluir
  4. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

    ResponderExcluir