Veja as categorias em que os músculos disputam:
Os músculos são responsáveis pela produção dos movimentos e estabilizar as posições do corpo além de estar presente na produção de calor e no movimento das substâncias dentro do corpo. São compostos de células chamadas de fibras musculares. Podem ser classificados quanto a situação (superficiais, profundos), quanto a forma (longo, curto ou largo), quanto a disposição das fibras (reto, transverso ou oblíquo), quanto a origem e inserção (bíceps, tríceps) e apresentam três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.
Mas qual é o músculo mais forte do corpo humano?
A resposta para essa pergunta é bem fácil se considerarmos que quanto mais exercitamos um músculo mais forte ele fica. O músculo mais forte chama – se MASSETER, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, ou seja, que possibilita nossa mastigação, portanto toda vez que comemos ou falamos estamos trabalhando esse músculo.
Apesar de ser considerado o mais forte na população em geral, em algumas pessoas ele pode ser ultrapassado pelo GLUTEUS MAXIMUS que apresenta fibras musculares mais resistente, que aguentam mais exercício, podendo ficar extremamente hipertrofiado e mais potente que o masseter.
Assim como temos um mais forte, temos um mais fraco e esse titulo fica para o LEVANTADOR DA PÁLPEBRA SUPERIOR que não só é um dos mais fracos como também um dos menores, responsável pelo abrir e fechar dos olhos.
APLICAÇÃO DIDÁTICA : Essas curiosidades podem ser aplicadas em aulas em que o enfoque maior seja o aprendizado dos nomes dados aos músculos. Pode ser utilizada para ensino fundamental, ensino médio e até mesmo ensino superior tendo em vista que trazer curiosidades interessantes podem facilitar o entendimento e memorização dos alunos acerca do assunto trabalhado.
Referências:
Disponível em < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-musculo-mais-forte-do-corpo-humano/> Acesso em 30. Out. 2019
Disponível em <https://www.aulade anatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/> Acesso em 30. Out. 2019
Disponível em < https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Flohcus.com.br%2Fexercitar-o-musculo-masseter-aumenta-a-precisao%2F&psig=AOvVaw0skrRLKudPa-oiuoZBulYv&ust=1572534967269000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCMDtq7ejxOUCFQAAAAAdAAAAABAD> Acesso em 30. Out. 2019
Disponível em: < https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.123rf.com%2Fphoto_32521529_human-muscle-anatomy-gluteus-maximus.html&psig=AOvVaw2PQFnewnYXUTL2YWwph2Lq&ust=1572535069339000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCLC0keejxOUCFQAAAAAdAAAAABAK> Acesso em 30. Out. 2019
1_BIO_LIC_NB_Andreina_Cordeiro_Lopes
ResponderExcluirMuito interessante o conteúdo abordado, não só para uma aula ficar muito mais dinâmica e interessante, mas também para despertar a curiosidade dos alunos, por esse assunto ser vinculado com um esporte muito conhecido.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_NA_Lorislaine_Machado
ResponderExcluirEste assunto e muito importante a ser esclarecido, pois em uma atualidade em que as academias estão cheias e o foco são braços enormes, e bem definidos, principalmente entre os homens, trás a ideia de que esses músculos são os mais fortes, mas com trabalhos assim abordados, trás realmente novos conhecimentos e assim desmistificando, muito mitos sobre os músculos.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ExcluirEsse material é muito interessante, pois além da curiosidade sobre o músculo mais forte e mais fraco, na aplicação didática pode ajudar o aluno a entender sobre o músculo e não só decorar seu nome, ajudando a não esquecer o conteúdo em pouco tempo.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_NA_Daniel_Henrique_Valente_Camilo
ResponderExcluirUma curiosidade muito legal para se levar em sala de aula, a lógica simples que foi utilizada com o músculo masseter foi boa, pois isso me lembrou aqueles rankings de animais com as mordidas mais fortes, e alguns pontos fizeram sentido para mim. Quanto aos glúteos foi uma surpresa para mim ele ter a possibilidade de superar o masseter. Enfim esse tipo de conteúdo com curiosidades deixa as aulas mais interessantes e com certeza os alunos lembrarão mais facilmente desses fatos.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_bio_lic_NB_Melina_Beatriz_Benvenutti Muito interessante sua postagem, e creio que será muito bom passar isso como curiosidade.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir