domingo, 28 de abril de 2019

(1_BIO_LIC_NB_Julio_Cesar_Rodrigues) DESENVOLVIMENTO ÓSSEO


O material em questão é uma animação curtinha que explica de forma divertida como ocorre o processo de ossificação (no caso, do tipo endocondral), instrui também como os osteoblastos atuam no tecido cartilaginoso dos discos de crescimento, demonstra um pouquinho do remodelamento ocasionado pelos osteoclastos, etc.

 

 Disponível em: <https://youtu.be/nyvx0ufDUsk>. Acesso em: 28 abr. 2019.
 

A imagem de exemplo, demonstra como é o esqueleto de um bebê, no qual todos os ossos ainda possuem seus discos de crescimento (cartilagem):


https://4.bp.blogspot.com/-6iZjT-jqtyQ/WwQRWdDTUsI/AAAAAAAAAKg/vqXwpLHWefcSkrfHp3000F7bYYisPiOmQCLcBGAs/s1600/BB.png


APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material poderá ser aplicado nas aulas do ensino fundamental de 6° a 8° anos, para auxiliar o professor a explicar sobre os processos de ossificação do esqueleto humano.





10 comentários:

  1. Bem didático esse video apresentado, achei bem interessante a explicação das células dos ossos, principalmente o processo de contenção da proporção.

    ResponderExcluir
  2. 1_Bio_Lic_NA_Lorislaine_Machado
    Material muito interessante, uma forma didática e simplificada, para explicar o conteúdo do Processo de ossificação, o vídeo traz uma ilustração de uma forma descontraída de como os osteoblastos se tornam osteoclastos.Maneira que facilita a explicação e exemplificação do conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. 1_Bio_Lic_NB_Nicole_Canarek
    Gostei muito da materia e por ela ajudar o professor de maneira didática e ludica, a explicar e ensinar o processo de ossificação para o público infantil/juvenil.

    ResponderExcluir
  4. 1_BIO_LIC_NB_MARCO_ANTONIO_DA_CRUZ_KUKI
    O vídeo apresentado ajudaria os alunos a entender de forma dinâmica como é o processo de ossificação. Também traz simplicidade e facilidade na entendimento do assunto.

    ResponderExcluir
  5. 1_BIO_LIC_NB_LOREN_SANTOS
    Material muito bom, claro e objetivo, o vídeo tem uma boa transposição didática, tornando a interpretação do assunto mais fácil, o tema também foi uma boa escolha, pois pouco é falado.

    ResponderExcluir