sexta-feira, 1 de novembro de 2019

1_BIO_LIC_NB_BRENDA_FARIA_DE_FRANÇA_ CARAS E BOCAS: OS MÚSCULOS DO ROSTO


 Nossas emoções são expressadas através dos movimentos dos músculos do rosto. Atualmente são catalogados mais de 7 mil movimentos faciais.
Quando estamos felizes o músculo fundamental para expressar o sorriso é chamado de Zigomático Maior, nesse momento fica relaxado o músculo frontal e os orbiculares dos olhos ficam contraídos formando rugas. 
Em momentos de susto a parte superior do rosto fica tensionada formando rugas verticais na testa, os orbiculares estão contraídos, o que da a impressão de olhos menores enquanto que os músculos da boca se entram relaxados.
Quando estamos tristes os depressores dos lábios fazem com que a boca fique caída, as sobrancelhas são franzidas (corrugador do supercílio) e músculo frontal enruga a testa.
Os músculos citados a cima podem ser vistos e localizados na imagem a baixo:



Aplicação didática: 


Este conteúdo pode ser aplicado em aulas em que o assunto abordado tenha sido os nomes dos músculos da face, visto que quando relacionamos um conteúdo com situações do cotidiano (expressões faciais) o aprendizado se torna mais fácil e prático.

Referências:



4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_LUANA_PREZYBYTIVIC_PINTO
    Adorei o tema, a quantidade de músculos presentes no rosto gera muita dificuldade no aprendizado dos nomes dos mesmos, trazer os principais exemplificados em expressões cotidianas dos alunos torna isso mais fácil e deixa a aula mais dinâmica pois conforme é citado uma expressão a tendência é que o aluno tente reproduzi-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Luana, o conteúdo pode ser passado de forma mais divertida e fácil se forem exemplificados dessa maneira!
      O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_NB_Julio_Cesar_Rodrigues
    Tema deverás interessante, sempre gosto de frisar como os alunos portam-se em sala de aula, quando estão aprendendo como controlar suas emoções. Quando o professor sabe observar as expressões dos alunos, pode tentar uma aproximação para conversar ou até notar quando o aluno está nervoso porque está "colando". Fora que é uma abordagem interessante para começar a aula sobre músculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário, Julio.
      O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

      Excluir