Quando nos encontramos em um ambiente frio, nosso corpo começa perder calor. Isso vai fazer com que o cérebro sinta a necessidade de aquecê-lo novamente.
Assim sendo o cérebro manda descargas elétricas para os músculos e eles contraem involuntariamente.
Cada pelo do nosso corpo encontra-se ligado a um músculo conhecido como músculo eretor, no momento em que esse músculo se contrai ele puxa a cavidade onde o pelo se encontra causando o seu levantamento.
O arrepiar de pelos é um dos métodos conhecido como termorregulação que tem como objetivo manter a temperatura do corpo adequada.
Aplicação didática:
Esse assunto pode ser abordado em uma aula sobre sistema muscular. Além de ser informativo é interessante, pois se trata de características comuns dos seres humanos.
Referências:
Disponível em:<https://evolucionismo.org/joscarneiroribeironeto/o-musculo-eretor-do-pelo-e-a-evolucao-humana/ > Pesquisado em 31/10/2019.
Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/www.grupoescolar.com/pesquisa-amp/musculo-eretor-do-pelo.html > Pesquisado em 31/10/2019.
Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/termorregulacao/39708 > Pesquisado em: 31/10/2019.
Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-ficamos-arrepiados/ > Pesquisado em: 31/10/2019.
O assunto abordado é interessante, pois, além de mostrar uma característica do corpo humano, explica o funcionamento do cérebro e do musculo que acaba influenciando e causando o levantamento de pelos quando estamos com frio.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_NB_LOREN_DOS_SANTOS
ResponderExcluirO tema abordado chama atenção por ser algo que todos os seres humanos sentem, e provavelmente poucos sabem porque isso acontece. A maneira como foi descrita está clara e objetiva, tornando fácil o entendimento.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ResponderExcluir