Você, muito provavelmente, alguma vez na vida já deve ter tocado em uma superfície quente e certamente se afastou rapidamente dela sem ao menos se dar conta do que estava acontecendo, mas, você já se perguntou o por quê e como isso acontece? Bom, essa reação é chamada de Ato Reflexo e nesta matéria será explicado o seu funcionamento.
Primeiramente, temos que compreender um pouquinho a respeito do Sistema Nervoso, já que é ele o responsável pelo ato reflexo.
O Sistema Nervoso é o responsável por todas as ações do nosso corpo. A unidade fundamental deste sistema é o Neurônio (célula especializada na transmissão de impulsos nervosos). Essas células são classificadas em três tipos: Neurônios Sensitivos (constituem os Nervos Sensitivos), Neurônios Motores (constituem os Nervos Motores) e Neurônios Associativos (associam os outros dois tipos). Além disso, o Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervo Central e Sistema Nervoso Periférico.
O Sistema Nervoso Central constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico), protegidos pelo crânio, e pela medula espinal, protegida pela coluna vertebral é responsável por receber informações, processar, gerar e coordenar respostas para estas, dentre outras muitas funções.
O Sistema Nervoso Periférico é responsável pelo transporte de informações em impulsos nervosos, tanto dos órgãos receptores para o Sistema Nervoso Central como dele para os músculos, esse transporte é feito através dos nervos que constituem o Sistema Nervoso Periférico, estes nervos partem aos pares do Sistema Nervoso Central e se espalham por todo o corpo e, são divididos em Nervos Sensitivos (transmitem impulsos nervosos gerados por estímulos captados pelos órgãos do sentido até o Sistema Nervoso Central onde serão elaboradas respostas para tais), Nervos Motores (transmitem as respostas do Sistema Nervoso Central em impulsos nervosos até os músculos que efetuarão ações) e Nervos Mistos (são tanto sensitivos quanto motores).
Além de tudo isso, o Sistema Nervoso Periférico é divido em Sistema Nervoso Periférico Somático ou Voluntário e Sistema Nervoso Periférico Autônomo ou Visceral. O Sistema Nervoso Periférico Somático ou Voluntário é responsável pelas ações voluntárias, por exemplo, andar. Já o Sistema Nervoso Periférico Autônomo ou Visceral é responsável pelas ações involuntárias, por exemplo, os batimentos cardíacos.
Agora, após compreendermos um pouco a respeito do Sistema Nervoso, podemos entender o ato reflexo.
Os atos reflexos são respostas involuntárias e rápidas a estímulos, e por isso, as respostas são geradas na medula, e não no cérebro como as voluntárias, o que explica o fato de nos darmos conta só depois que as ações já aconteceram. Nessas ações o caminho percorrido pelos impulsos, chamado de arco reflexo, é mais curto, por exemplo, no caso de colocarmos o dedo em uma chama, o estímulo basicamente é capitado pela pele, é transmitido em impulsos nervos por neurônios sensitivos até a medula, onde passa por neurônios associativos e onde é gerada uma resposta, que é transmitida em impulsos nervosos por neurônios motores até o músculo que efetuará a contração muscular para a retirada do dedo da chama, como mostra a imagem a seguir:
Disponível em: <https://images.app.goo.gl/KACtmhnocaLpTCop6> Acesso em: 01 jun. 2019.
Os Atos Reflexos são de extrema importância no organismo, pois, é graças a essas ações que nosso organismo consegue reagir rapidamente em situações de emergência.
Aplicação Didática:
Esse material pode ser utilizado durante aulas sobre o sistema nervoso, como uma forma atrativa e didática de explicar seu funcionamento e do ato reflexo, utilizando acontecimentos do cotidiano, podendo ser utilizado em turmas a partir do 8° ano do ensino fundamental.
Referências:
Disponível em: <https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/biologia/sist_nervoso_ato_reflexo >. Acesso em: 01 de jun. 2019.
Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/atos-reflexos.htm>Acesso em: 01 de jun. 2019.
1_BIO_LIC_NB_LOREN_SANTOS
ResponderExcluirExcelente material a linguagem esta bem formal como deve ser e não dificulta o entendimento. O conteúdo chama a atenção pelo fato de todos os seres humanos passarem por isso, e ser algo tão rápido e automático, saber como isso acontece é muito bom e interessante.
O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Andreina_Cordeiro_lopes
ResponderExcluirMuito bom seu material, como dito no comentário acima a linguagem é de fácil entendimento, conteúdo muito eficiente com várias informações necessárias para se entender esse funcionamento interessante do corpo humano. E é um ótimo complemento para as aulas referentes a esse assunto.
O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Fernanda_Pacheco
ResponderExcluirAchei ótima a abordagem desse material e também bem explicativa e é uma forma bem interessante de falar sobre esse conteúdo para alunos a partir do 8° ano do ensino fundamental como foi mencionado na reportagem até porque ficou fácil a forma de aprendizagem.
O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.
ResponderExcluir