sexta-feira, 17 de maio de 2019

(1_BIO_LIC_NB_LOREN_SANTOS) DIFERENÇAS ENTRE OS OSSOS MASCULINOS E FEMININOS.

As diferenças visuais entre os homens e as mulheres são bem grandes e visíveis, anatomicamente, a maioria dos órgãos que existem no corpo masculino também existem no corpo feminino e com as mesmas funções, porém, alguns órgãos possuem diferenças dependendo do sexo, é o caso dos ossos, que apesar de terem as mesmas funções, possuem algumas diferenças entre si, podendo ser possível reconhecer um esqueleto como sendo feminino ou masculino apenas o observando com atenção. 
Algumas diferenças são sutis e outras mais evidentes. De modo geral, os ossos femininos são mais delicados e menores, enquanto que os ossos masculinos são mais robustos e maiores. Os ombros da mulher são mais estreitos, e do homem mais largos, o tórax do homem é maior e da mulher menor, o quadril delas é mais largo e o deles é mais estreito, o comprimento das pernas masculinas correspondem a 56% da altura e nas femininas correspondem a 50% tendo as pernas mais curtas em relação a eles, os joelhos são mais próximos na mulher, e no homem um pouco mais separados, ainda com relação à altura, as mulheres são em média 10 a 15 cm mais baixas que os homens, também são mais leves, cerca de 10 a 20 kg mais leve, isso se deve mais ao peso dos ossos, porque o percentual de gordura feminino equivale em média 28% da massa corporal total, enquanto que no homem é 18%.               
  

A imagem acima mostra as diferenças entre o crânio masculino e feminino, com uma vista geral podemos ver que o crânio masculino é mais robusto e quadrado, por causa do ângulo do osso mandíbula, e da mulher é mais delicado e oval, por causa do ângulo da mandíbula ser mais arredondado. 
Nesta imagem, notamos que na pelve masculina, o íleo é mais próximo, assim como o ísquio, o cóccix é mais comprido e o osso púbis tem forma de V. Na pelve feminina, o íleo é mais afastado, assim como o ísquio, o cóccix é mais curto e o osso púbis arredondado, dessa forma, isso torna a cintura da mulher mais fina e o quadril largo, e o motivo da pelve feminina ser assim, é para facilitar a saída do bebê no parto. 

Referências:  
Disponível em: <http://www.sogab.com.br/floresdias/homemmulheranatoossea.htmAcesso em: 01 mai.2019. 

Aplicação didática: Este material pode ser utilizado em uma aula de sistema ósseo para turmas do ensino médio, mostrando como fazer o reconhecimento do esqueleto, sendo feminino ou masculino, utilizando para dar foco ou como curiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário