O QUE É? 
A vesícula biliar é um órgão em forma de pera,  tem como função armazenar a bile, um líquido que é produzida pelo fígado, que vai atuar na digestão da gordura no intestino. A vesícula biliar esta ligada ao fígado e ao duodeno (no intestino) e contém em si, dois ductos hepáticos, um esquerdo e outro direito, e outros dois, o ducto cístico e o ducto colédoco. O ducto colédoco é o encontro do ducto hepático com o ducto cístico, e quando o alimento chega ao intestino a vesícula biliar  libera a bile para que a digestão do alimento ocorra de forma mais fácil.
Disponível em< https://www.mdsaude.com/
CÁLCULO BILIAR
Quando a vesícula biliar produz a bile, esse líquido faz várias misturas de diversas sustâncias, e uma dessas substâncias é o colesterol que é a substância que causa a maior parte dos cálculos biliares. Esses cálculos podem se alojar dentro da vesícula ou nos ductos, que impedem o fluxo da bile para o intestino. Esse impedimento pode causar dores intensas na região abdominal. 
Disponível em: < https://www.vix.com/pt/
O QUE CAUSA ESSES CÁLCULOS? TEM TRATAMENTO?
A causa do cálculo biliar pode se dar de diversas formas, pode ser causada por sedentarismo, onde o colesterol ruim é elevado, pode ser causado também por uma dieta pobre em fibras e rica em gorduras e carboidratos, por obesidade, diabetes, hipertensão e entre outros fatores. O tratamento para esse problema é feito a base de remédios, que quebram as partículas que formam as pedras, se for constituída apenas por colesterol, e em outros casos é necessário realizar uma cirurgia para a retirada dessas pedras.
APLICAÇÃO DIDÁTICA
Esse material pode ser aplicado como uma curiosidade em aulas do sistema digestório, enfatizando a importância de manter uma alimentação saudável para o bom funcionamento da digestão. Também pode ser um material que condiz com a realidade dos alunos, assim ensinando como é causada o cálculo biliar e como funciona o tratamento.
Disponivel em: <https://drauziovarella.
Disponível em: https://www.todamateria.com.
Disponível em:<https://drauziovarella.uol.
 


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário