sexta-feira, 1 de novembro de 2019

(1_BIO_LIC_NA_Lorislaine_Machado) SISTEMA IRRIGADOR DO CORPO

O Sistema Circulatório Cardiovascular é formado pelo coração, vasos sanguíneos e sangue.
Esse sistema permite que através do sangue seja feita a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células e órgãos do corpo, é importante também para o sistema imunológico e a termorregulação corporal, e também transporta resíduos metabólicos para serem iluminado do corpo.
O coração bombeia sangue para todo o corpo, tem aproximadamente o tamanho de uma mão fechada e em média o peso de 300 gramas, e está localizado no interior da cavidade torácica entre os pulmões.
É dividido em quatro cavidades, átrio direito e esquerdo na parte superior, e ventrículo direito e esquerdo na parte inferior.
O sangue que entra pelo átrio direito passa para o ventrículo esquerdo e assim acontece com o átrio e ventrículo direito, o sangue passa de um átrio para o ventrículo, através da valva atrioventricular direita e esquerda, tanto os átrios como os frentriculos não possuem comunicação um com o outro.
O coração possuí três camadas o pericárdio, uma membrana que reveste a superfície externa do coração, o endocárdio, membrana que reveste a superfície interna do coração e suas cavidades, e o miocárdio músculo responsável pelas contrações do coração.
O sangue é o líquido que transporta nutrientes e oxigenação para o corpo.
Os vasos sanguíneos são divididos em artérias, veias, e capilares sanguíneos. As artérias são vasos que saem do coração, com maior pressão, por esse motivo a parede das artérias são mais espessas e suportam maior pressão. As veias, são vasos que que trazem o sangue ao coração, e as suas paredes são mais finas, suportando assim uma menor pressão. Os capilares sanguíneos são ramificações tanto das artérias como das veias, com a função de irrigar as células.
O sangue passa duas vezes pelo coração, antes de completar seu ciclo. Dividindo esse processo em circulação pulmonar e circulação sistêmica.
A circulação pulmonar ou também chamada de pequena circulação, tem como início no tronco da artéria pulmonar, seguindo pelos ramos das artérias e arteriolas pulmonares, que levam sangue venoso rico em gás carbônico, após essa passagem o sangue torna-se arterial, rico em gás oxigênio e segue pelas veias e vênulas pulmonares, até chegar no átrio esquerdo do coração.
A circulação sistêmica, leva sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, retornando com sangue pobre em oxigênio, essa circulação pode-se dizer que é mais longa que a circulação pulmonar, pois ela transporta sangue por todo o corpo.


APLICAÇÃO DIDÁTICA
Esse material pode-se trabalhar com o conteúdo de Sistema Circulatório Cardiovascular, com turmas a partir do 9° ano, de maneira simplificada e resumida, podendo ser utilizado como introdução ou revisão do conteúdo.

Disponível em <https://youtu.be/j5L5oGsWaxA> Acesso em 01 de Nov 2019
<https://youtu.be/zhfasJg5xQk> Acesso em 01 Nov 2019

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_EMANUELE_CRISTINA_ZUB
    Achei bem interessante o assunto, pois explica bem como funciona a chegada e saída do sangue pelos átrios, e também por explica a diferença entre artérias e veias que é algo simples mas que muitas pessoas confundem, juntamente com o sangue venoso e arterial.

    ResponderExcluir