O
conhecimento de como funciona os pulmões é um assunto de extrema importância
para todas as idades, falar com crianças sobre essa dinâmica dos pulmões em uma
aula de sistema respiratório se torna um desafio, pois esse é um tema bastante
difícil. Para facilitar o aprendizado dos alunos nada melhor que uma maquete
para representar esse trabalho tão importante que nosso pulmão faz em nosso
corpo.
O ar que
respiramos é composto por nitrogênio e oxigênio que são os gases presentes em
maior quantidade, o nosso sistema respiratório é composto pelas cavidades
nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e dois pulmões (que são divididos
em lóbulos que são porções ou partes, o pulmão direito tem três lóbulos e o
esquerdo possui dois lóbulos, esse sendo menor por conta da localização do
coração, pois o pulmão tem de ceder espaço para o coração na caixa torácica do
lado esquerdo).
O ar que entra pelas narinas vai para a cavidade nasal, as cavidades
nasais tem a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar, deixando esse mais
fácil de ser aproveitado, todas as outras substâncias que ficam para trás
depois que o ar é filtrado se juntam com o muco que está ali presente, fazendo
com que esse fique mais fácil de ser expelido, no espirro, por exemplo.
Em seguida o ar passa pela faringe, depois para a laringe, depois da
laringe o ar chega até a traqueia (tubo em forma de C feito de meios anéis
cartilaginosos), a traqueia se ramifica em dois brônquios principais, quando
esses brônquios principais chegam até o pulmões, eles passam a ser chamados de
brônquios lobares, que se ramificam e formam os bronquíolos, que também se
ramificam formando os alvéolos onde acontece a troca de gás carbônico para gás
oxigênio.
A seguir é apresentado um vídeo que mostra como fazer um pulmão com
materiais dia a dia, como garrafa PET. Vídeo retirado da plataforma YouTube do
canal Manual do Mundo.
Fonte<https://youtu.be/DNbF6bnCoio>. Acesso em 12.Nov.2019
APLICAÇÃO DIDÁTICA: esse experimento (apresentado
no vídeo) pode servir como complemento em uma aula de sistema respiratório,
melhorando o entendimento dos alunos em relação ao tema apresentado.
Referências Bibliográficas:
1_BIO_LIC_NA_Daniel_Henrique_Valente_Camilo
ResponderExcluirA forma como o tema foi apresentado foi boa, pois permitiu um fácil entendimento do assunto, principalmente por ir explicando o caminho que o ar faz em nosso corpo. Outra coisa muito legal foi a atividade do video de como montar um pulmão caseiro, o que em sala de aula seria uma atividade muito interessante que pode chamar a atenção das crianças.
O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!
Excluir