Doença dos ossos fantasma, é uma doença rara que se caracteriza pela perda de massa óssea. Esta doença pode afetar qualquer parte do esqueleto, mas geralmente envolve o crânio, ombros e cintura pélvica.
Disponivel em <Reprodução/Daily Mail>
Síndrome de Gorham-Stout, foi diagnosticada somente em 64 casos
A síndrome foi descoberta na Escócia, uma mulher começou a sentir dores no ombro e foi até o médico, nos seus exames foi diagnosticado que existia uma lesão no úlmero logo os médicos pensaram que poderia ser um câncer, mas feitos novos exames na da de câncer foi descoberto, mas as dores continuavam. Sem saber o que poderia ser os médicos seguiram fazendo exames periodicamente durante 18 meses. Durante esses exames, que eram de raio x normal, os médicos começaram a perceber que dois de seus ossos começaram a desaparecer foi ai que começaram a suspeitar de que poderia ser essa síndrome.
A Síndrome de Gorham-Stout, ainda é um mistério para os especialistas, a única “pista” que os médicos encontraram que acontece em quase todos os pacientes é o crescimento anormal de vasos sanguíneos na região onde o problema acontece que pode fazer com que os ossos se quebrem.
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
É um assunto que pode ser abordado quando se está estudando ossos de forma geral pois ocorre em vários osso do corpo humano, esse assunto pode também ser discutido em aula para explicar como é difícil o diagnostico de doenças raras principalmente dos ossos, pois doenças ósseas são de difícil visualização.
Disponível em: <Saúde - iG @ https://saude.ig.com.br/ 2018-04-05/mulher-doenca-do- osso-fantasma.html> Acesso em 05 de maio 2019
1_BIO_LIC_VB_Cristina_Meireles_Camargo_Henisch,vespertino,de Licenciatura em Ciências Biológicas.
ResponderExcluirAdorei a postagem Jaque, não conhecia essa síndrome e achei bem interessante; concordo contigo sobre como o diagnostico de doenças ósseas são difíceis, ainda mas uma complexa como a em questão em que só pode ser diagnosticada com exames mais sofisticados e nem sempre acessíveis SUS.
O blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_VB_Roberta_Carolina_Haas_Bastos
ResponderExcluirGostei muito desta postagem, nunca tinha ouvido falar dessa síndrome e achei muito interessante. Nunca achei que existia uma doença como essa o qual os ossos desapareceriam. Acho que seria um assunto bem legal para se pesquisar mais afundo.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_Gabriela_Janaína_Portela
ResponderExcluirAchei muito interessante pois nunca tinha ouvido falar nesta síndrome, e realmente ver o quão difícil é diagnosticar essa doença, faz com que pensamos que ainda há muito no que evoluir.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_Luana_Janz: Desconhecia a existência desta síndrome. Achei muito interessante o assunto e irei pesquisar mais a respeito, fiquei curiosa. Acredito ser um assunto interessante para se abordar em sala de aula, pois assim como nós, muitas pessoas desconhecem o fato de os ossos "sumirem" e mostra também como é dificil o diagnostico de doenças tão pouco conhecidas, assim podemos dizer.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir