A Atrofia Muscular é caracterizada pela diminuição dos músculos, perda de massa muscular, ou seja, é a diminuição do tecido muscular, devido à diminuição das células que o compõem, diminuição esta, causada pela perda de proteínas.
Essa perda muscular pode causar problemas sérios, tanto relacionados com a execução de movimentos como, por exemplo, dificuldade de locomoção, quanto às funções vitais, assim como a respiração.
Existem dois tipos principais: atrofia por desuso e atrofia neurogênica.
Atrofia Muscular por Desuso
Como o próprio nome já sugere, é causada pela falta de uso dos músculos, podendo ocorrer devido a uma de sedentarismo, sem atividade física, ou então, por causa de condições medicas, nas quais a saúde da pessoa a impede de realizar exercícios físicos.
No entanto, pessoas com alguma fratura, queimadura grave ou com paralisia, são possíveis vítimas, pois a recuperação é bastante demora ou então a condição física é delicada. Pessoas com artrite reumatoide ou osteoartrite, se não se exercitarem, também correm o risco de desenvolver a atrofia músculos.
Existem também outras causas como: a desnutrição em que ocorre falta de nutrientes para os músculos, causando um enfraquecimento progressivo e uma incapacidade de usar os músculos adequadamente e distrofia muscular, uma doença hereditária que causa perda progressiva de tecido muscular e gera fraqueza muscular.
Atrofia Muscular Neurogênica
Diferentemente da atrofia por desuso, este tipo é causado devido a um problema no Sistema Nervoso, o qual causa a interrupção dos sinais nervosos que chegam até os músculos, causando assim um mau funcionamento ou não funcionamento de certos músculos.
As principais causas são doenças neuromusculares como a atrofia da medula espinal, a esclerose múltipla, a esclerose lateral amiotrófica e a síndrome de Guillain-Barré. A neuropatia diabética é outro problema que pode ocasionar esse tipo de atrofia, assim como lesões no pescoço, nos nervos periféricos ou na medula espinhal e Miopatia relacionada ao consumo abusivo de álcool.
Principais Sintomas de Atrofia Muscular
Fraqueza muscular em algum membro do corpo, dificuldade para executar movimentos simples como sentar ou caminhar, espasmos ou tremores musculares, rigidez muscular, problemas de coordenação motora, problemas respiratórios, de deglutição e de fala, dificuldade para executar movimentos simples como sentar ou caminhar, sensação de que um membro é menor que o outro, como um braço parecer mais fino do que o outro, etc.
Tratamento
A Atrofia Muscular possui tratamento.
No caso da Atrofia por desuso, pode ser revertida com a prática de atividades física, fisioterapia e a adoção de uma alimentação equilibrada.
Porém a Atrofia Neurogênica não pode ser revertida, mas os sintomas podem ser amenizados com tratamentos específicos com medicação adequada, melhorando assim, a qualidade de vida.
Aplicação Didática:
Este material pode ser usado como complemento e/ou curiosidade durante aulas sobre o sistema muscular, com enfoque maior às turmas do ensino médio, devido ao fato de ser um assunto mais aprofundado. Além do mais, pode ser utilizada também como mais um incentivo aos exercícios físicos, demonstrando a sua importância e que a sua falta pode acarretar problemas sérios.
Referências:
IMAGENS, RESPECTIVAMENTE:
Disponível em: <https://www.google.com/search?q=atrofia+muscular&rlz=1C1OKWM_pt-BRBR838BR839&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjAn_39up_kAhVEDrkGHTbGChUQ_AUIEigB&biw=1360&bih=625#imgrc=ai_Ch_aCqaX2jM:>. Acesso em: 25 de ago. 2019.
TEXTO:
Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/atrofia-muscular-o-que-e-sintomas-e-tratamento/> Acesso em: 25 de ago. 2019.
É algo importante a ser trabalhado em sala de aula, pois mostra para os alunos a importância dos músculos, dos cuidados com ele e também a importância da prática de atividades físicas.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ResponderExcluir