segunda-feira, 13 de maio de 2019

(1_BIO_VESP_VB_VANESSA_DOMINGOS)OSSO HIÓIDE E A EVOLUÇÃO HUMANA

No corpo humano todos os ossos são ligados uns aos outros, com exceção do osso hióide. Este se localiza na região do pescoço, mais especificamente na laringe e faz parte de vários sistemas do nosso corpo. Com formato de U, o hióide serve como ponto de inserção e apoio para alguns músculos como por exemplo os da mandíbula, permitindo o movimento que esta faz. Além disso, dá suporte à língua, se relacionando principalmente com o processo da fala, e por isso tem muita importância quanto à evolução dos seres humanos. Uma evidência encontrada foi Selam, um hominídeo, cujos ossos apontavam que a menina era bípede e seu osso fossilizado mais importante foi o hióide, que permitiu aos cientistas entenderem melhor o desenvolvimento de nossa linguagem.
Esse fato pode ser usado didaticamente como um estimulante para que os alunos procurem saber mais sobre nossa evolução, uma vez que a fala é uma das habilidades mais usadas por eles, isso pode motivá-los a querer aprender outros aspectos da evolução humana, porque somos assim e como podemos ser futuramente.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_NYCOLAS_DE_LARA_KISIELEWICZ
    Gosto muito quando áreas distintas da ciência se encontram. Nesse caso, achei muito legal como o osso hióide nos apresenta várias informações sobre o processo de evolução tanto física como cultural do homem. Eu sugiro que além de ser usado em aulas sobre evolução esse tema seja abordado em aulas de história, já que o início da fala foi um dos maiores marcos da história. Esse tema é de interesse não somente da Biologia, mas também da Arqueologia e Antropologia.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VB_CELSO_AIRES_FARIA_
    Muito interessante, Vanessa! Eu já sabia que o osso hioide é um osso que não se liga com outro, mas não sabia dessas funções dele! Percebo também através do texto a importância dele pra evolução humana uma vez que faz os cientistas compreenderem melhor a fala humana.

    ResponderExcluir