O QUE É MEDULA ÓSSEA?
A medula óssea, conhecida também como tutano, tem um importante papel no sistema sanguíneo e esquelético, temos a medula óssea vermelha e amarela.
A medula óssea vermelha esta mais presente em recém-nascidos, é um tecido encontrado no interior dos ossos e é responsável pela produção das células sanguíneas, os leucócitos, as hemácias e as plaquetas.
Os leucócitos agem na defesa do organismo.
As hemácias são responsáveis pelo transporte do oxigênio pelo organismo.
As plaquetas são componentes do sistema de coagulação do sangue.
A medula óssea amarela é constituída por tecido adiposo, esta mais presentes em adultos, é responsável pela produção de gordura, que tem a função de preencher o interior dos ossos. A medula amarela é capaz de se converter em medula vermelha, assim produzindo as células sanguíneas também.
Em casos de doenças que afetam a produção de células, como a leucemia e o linfoma, em alguns casos é necessário que faça o transplante de medula óssea, que se baseia na substituição da medula doente por uma medula normal do mesmo tecido.
Aplicação didática: O conteúdo pode ser aplicado tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, sendo utilizado para entender como é produzida a medula óssea e qual sua função no nosso organismo, enfatizando também a importância da doação de medula.
Disponível em: http://redome.inca.gov.br/medula-ossea/o-que-e-medula-ossea/ acesso em: 01 de mai. 2019
https://drauziovarella.uol.com.br/hematologia/veja-como-e-feita-a-doacao-de-medula-ossea/ acesso em: 01 de mai. 2019
https://www.saberatualizadonews.com/2018/07/o-consumo-de-medula-ossea-tutano-pode.html acesso em: 01 de mai. 2019
Bem esclarecedor, acredito que sempre foi um assunto bem falado, porem nunca explicado nas campanhas,excelente abordagem.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Melina_Beatriz_Benvenutti.
ResponderExcluirMuito bom o seu assunto, pois é uma coisa muito importante e é que muitas pessoas deveriam se voluntariar e doar medula para quem precisa.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir