domingo, 22 de setembro de 2019

(1_BIO_LIC_VA_Ana_Luiza_Janisch) FAÇA SEU PULMÃO ARTIFICIAL

Com esse modelo didático, podemos observar com mais facilidade como funciona o sistema respiratório, usando materiais baratos e fáceis de encontrar.

Para fazer um precisamos de: 

– 1 garrafa pet

– bexigas

– 1 canudo plástico

– arame

– elásticos

– fita adesiva 

Para montar, basta cortar a garrafa ao meio e fazer um furo na tampa. Encaixamos no furo da tampa, o canudo com as duas ramificações para dentro da garrafa. Em cada ponta da ramificação, colocamos uma bexiga pequena, e na parte cortada da garrafa encaixamos uma bexiga maior prendendo com elástico. Para fazer a demonstração, puxamos a bexiga para baixo e soltamos, como mostra na imagem. Assim mostrará os pulmões, no caso, a bexiga menor, inspirando e expirando o ar.



Fonte:<https://www.youtube.com/watch?v=DNbF6bnCoio> . Acesso em 19.09.2019


APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material produzido usando materiais alternativos, ajuda na compreensão do aluno sobre a matéria, assim os alunos aprendem como funciona o sistema respiratório de uma forma divertida e criativa. 


REFERÊNCIAS:



 

 



10 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_Amanda_Picheth
    Ótima postagem, materiais didáticos e aulas práticas sempre melhoram a aprendizagem dos alunos, ainda mais quando é feito por eles. Isso irá estimular a interação entre eles e um interesse maior na matéria de uma forma lúdica.

    ResponderExcluir
  2. O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VB_JAQUELINE_APARECIDA_PEREIRA
    Muito legal essa ideia de levar essa interação aos alunos com certeza isso é muito bom de se utilizar em sala de aula faria com que os alunos aprendessem de uma maneira divertida e interativa, já que eles adoram fazer coisas diferenciadas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. Unindo o útil ao agradável, com esses materiais que podem ser reciclados e de baixíssimo custo você pode trabalhar o sistema respiratório de forma didática, prática e interativa, pois além de simples o próprio aluno confecciona e através da produção só mesmo fica o conteúdo, muito legal.

    ResponderExcluir
  5. 1_BIO_LIC_VA_Isabella_da_Silveira
    Acho uma prática muito legal para se fazer com alunos. O uso de vídeos em sala de aula também é uma coisa que acho que deveria ser mais utilizada, por exemplo, o manual do mundo tem vários vídeos interessantes para serem passados, com informações interessantes e verídicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir
  6. Achei muito legal a idéia, é super didático para usar em sala de aula com os alunos em uma aula prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir