Com esse modelo didático, podemos observar com mais
facilidade como funciona o sistema respiratório, usando materiais baratos e
fáceis de encontrar.
Para fazer um precisamos de:
– 1 garrafa pet
– bexigas
– 1 canudo plástico
– arame
– elásticos
– fita adesiva
Para montar, basta cortar a garrafa ao meio e fazer um furo na tampa. Encaixamos no furo da tampa, o canudo com as duas ramificações para dentro da garrafa. Em cada ponta da ramificação, colocamos uma bexiga pequena, e na parte cortada da garrafa encaixamos uma bexiga maior prendendo com elástico. Para fazer a demonstração, puxamos a bexiga para baixo e soltamos, como mostra na imagem. Assim mostrará os pulmões, no caso, a bexiga menor, inspirando e expirando o ar.
Fonte:<https://www.youtube.com/watch?v=DNbF6bnCoio> . Acesso em 19.09.2019
APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material produzido usando
materiais alternativos, ajuda na compreensão do aluno sobre a matéria, assim os
alunos aprendem como funciona o sistema respiratório de uma forma divertida e
criativa.
REFERÊNCIAS:
Fonte:< https://www.manualdomundo.com.br/2014/12/como-fazer-um-pulmao-artificial-caseiro/>. Acesso em 19.09.2019
1_BIO_LIC_VB_Amanda_Picheth
ResponderExcluirÓtima postagem, materiais didáticos e aulas práticas sempre melhoram a aprendizagem dos alunos, ainda mais quando é feito por eles. Isso irá estimular a interação entre eles e um interesse maior na matéria de uma forma lúdica.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ResponderExcluir1_BIO_LIC_VB_JAQUELINE_APARECIDA_PEREIRA
ResponderExcluirMuito legal essa ideia de levar essa interação aos alunos com certeza isso é muito bom de se utilizar em sala de aula faria com que os alunos aprendessem de uma maneira divertida e interativa, já que eles adoram fazer coisas diferenciadas em sala de aula.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ExcluirUnindo o útil ao agradável, com esses materiais que podem ser reciclados e de baixíssimo custo você pode trabalhar o sistema respiratório de forma didática, prática e interativa, pois além de simples o próprio aluno confecciona e através da produção só mesmo fica o conteúdo, muito legal.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_VA_Isabella_da_Silveira
ResponderExcluirAcho uma prática muito legal para se fazer com alunos. O uso de vídeos em sala de aula também é uma coisa que acho que deveria ser mais utilizada, por exemplo, o manual do mundo tem vários vídeos interessantes para serem passados, com informações interessantes e verídicas.
O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!
ExcluirAchei muito legal a idéia, é super didático para usar em sala de aula com os alunos em uma aula prática.
ResponderExcluirO Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!
Excluir