terça-feira, 24 de setembro de 2019

(1_BIO_LIC_VA_Isabella_da_Silveira) DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS

Doeas pulmonares ocupacionais 
As doenças ocupacionais são doenças ocasionadas ou agravadas pela condição de trabalho ou pelo tipo de material que uma pessoa é exposta em seu local de trabalho.  
As principais doenças pulmonares ocupacionais são:  
  • Asma:  é uma doença crônica. Seus sintomas são dificuldade de respirar, tosse seca, ansiedade, chiado no peito, respiração curta e rápida. Como consequência a asma causa dificuldade na realização de esforço físico, dificuldade respiratória e alterações permanentes nos pulmões. Pode ser controlada, mas não curada e em casos extremos até matar. Tratada com medicamentos broncodilatadores. Existe um número grande e crescente de produtos relacionados com a asma, como por exemplo, proteínas de animais, plantas e mariscos, proteínas fabricadas pelo Homem utilizadas em tecidos, detergentes e colas, agentes metálicos utilizados em fábricas industriais e substâncias químicas sintéticas utilizadas em tintas em spray, espumas e adesivos 
  • Lesões por inalação: quando o empregado é exposto a uma quantidade muito grande de um material, como por exemplo em um incêndio, exposição à um gás ou uma grande quantidade de pó 
  • Infecções ocupacionais: relacionada na maioria das vezes com profissionais da saúde que estão tratando pessoas e consequentemente expostos à bactéria, como por exemplo tuberculose. 
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): a maior parte dos casos de DPOC é causada pelo tabagismo, investigando descobriu-se que de 15 a 20% dos casos de DPOC são pelo menos parcialmente desenvolvidos por um determinado material ou agente no ambiente de trabalho. É a obstrução da passagem do ar pelos pulmões, se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar. O primeiro causa um estado permanente de inflamação nos pulmões, enquanto o segundo destrói os alvéolos, estruturas que promovem trocas gasosas no órgão. 

Aplicação didática: pode ser utilizada em uma aula de sistema respiratório, para demonstrar as doenças pulmonares, mas principalmente em aulas de cursos técnicos em matérias como segurança no trabalho, complementando com a importância do uso de EPI (equipamento de proteção individual) 
Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma> Acesso em: 19 set. 2019 

6 comentários:

  1. Achei muito instrutivo saber sobre as doenças ocupacionais, pois no conhecimento técnico é extremamente importante pois assim a utilização de EPI é levada mais a sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_VB _Gabriela_Janaína_Portela
    Achei bem interessante esse assunto, pois raramente é tratado isso no mercado de trabalho, mesmo sendo fundamental pois sem saúde o trabalhador não irá render. Creio que isso deve ser melhor tratado em empresas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir
  3. 1_BIO_LIC_VA_Rosana_Machado_da_Mota.
    Muito interessante, o sistema respiratório é muito importante, e falar sobre esse assunto para os alunos é fundamental. Acho importante falar também se tratando do sistema respiratório sobre as doenças causadas nos órgãos respiratórios pelo uso de drogas, e alertar os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir