A escoliose, diferente da cifose e da lordose que são consideradas curvaturas normais da coluna, é uma curvatura anormal para um dos lados da coluna, onde pode ser vista olhando a pessoa de costas, e dependendo do grau pode ser vista de frente. Pode existir uma ou duas curvaturas.
Diferente de outros desvios, a escoliose não se dá pela má postura e sim por problemas genéticos, deformidades congênitas, desigualdade no comprimento dos membros e problemas neuromusculares, sendo que geralmente esse tipo de desvio provoca a má postura por causar alterações no corpo todo.
A escoliose é uma doença que afeta cerca de 3% das pessoas, sendo que os casos de grau leve podem não afetar o cotidiano, já os casos de grau mais elevado podem limitar algumas atividades por ser muito doloroso.
Pode ser classificada em funcional e estrutural, no caso da estrutural na maior parte dos casos é irreversível, já nos casos de curvas funcionais, em geral podem ser corrigidas com tratamento correto por serem mais flexíveis.
Alguns sinais típicos da doença que o portador apresenta:
Disponível em <https://i2.wp.com/www.spineclinicpedrosousa.com/wp-content/uploads/2015/08/sintomas-escoliose.jpg?ssl=1>. Acesso em 06 mai. 2019.
Aplicação didática: O material pode ser utilizado para aprofundar curiosidades sobre a doença, e em sala de aula com uma explicação breve serve para exemplificar doenças graves na coluna vertebral, mostrando como ela se desenvolve, tratamentos e sintomas.
Disponível em <https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/scoliosis.html>. Acesso em 06 mai. 2019.
Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/escoliose/>. Acesso em 06 mai. 2019.
1_BIO_LIC_NB_VINICIUS_HENRIQUE_FERREIRA
ResponderExcluirMuito interessante mostrar esse desvio e colocar imagem pois a imagem desperta a curiosidade dos alunos pois tem muitas pessoas que aprendem com mais facilidade observando imagens, é uma boa estratégia de fazer os alunos aprenderem e aprofundar o conhecimento sobre o assunto.
blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_ROSANA_MACHADO_DA_MOTA
ResponderExcluirÉ algo bastante interessante, muitas pessoas não possuem conhecimento sobre esse desvio. Desperta curiosidade não somente sobre a escoliose, mas sobre as outras curvaturas da coluna citados no texto. Os sintomas mostrados na forma de imagem ficou muito interessante, pois observando fica fácil de entender o que é esse desvio.
blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição.
Excluir