quarta-feira, 8 de maio de 2019

(1_BIO_LIC_VB_Cristina_Meireles_Camargo_Henisch) VOCÊ SABIA QUE O OSSO DA ARTROSE ESTÁ VOLTANDO COM FORÇA TOTAL?

Você sabia que o osso da artrose esta voltando com força total? 
Conheça esta nova descoberta da ciência
Assim como o siso e o apêndice, ele não tem nenhuma função aparente. Até agora, acreditava-se que ele estava desaparecendo – só para retornar em um estudo recente.
(Imperial College London/Reprodução)
Você vive com dor no joelho? Com certeza não é o único. Mais de dois milhões de brasileiros sofrem com artrose. Apesar do que muita gente pensa, o problema não está só no envelhecimento – ele pode estar no seu esqueleto. Uma pesquisa feita pela Imperial College London revelou que um osso que antes era raro em humanos está reaparecendo em pessoas que sofrem do problema.
O osso fabela, como é chamado, fica atrás do joelho, “colado” no tendão de um músculo. Em 1918, o osso estava presente em 11,2% dos humanos. Já em 2018, esse número aumentou em mais de três vezes, saltando para 39% da população

(Imperial College London/Reprodução)
Até agora, a fabela parecia estar desaparecendo devido a evolução humana. Há milhares de anos atrás, é bem provável que ele concedesse vantagem mecânica aos músculos da perna e ajudasse a reduzir o atrito entre os tendões. Outros mamíferos, como alguns dos nossos parentes primatas e melhores amigos caninos, ainda possuem a estrutura.
Por que está voltando?
Se ele não exerce nenhuma função atualmente e só serve para causar dores, a tendência é que ele desaparecesse aos poucos. Então a questão é: por que ele está voltando?
Os pesquisadores analisaram mais 21 mil joelhos de 27 países diferentes, observando aumento da incidência da fabela em todo o mundo. Uma das principais mudanças pelas quais o planeta inteiro passou foi a dieta. E é justamente nisso que se baseia a hipótese do ortopedista Alexandre Stivanin, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, e de muitos outros especialistas.
“Como a obesidade tem aumentado consideravelmente, nosso organismo fornece estratégias para melhorar a biomecânica corporal”, diz Stivanin. Aumento do peso em conjunto com ossos e músculos maiores coloca uma pressão enorme nas articulações do joelho. Nesse caso, um ossinho extra não seria tão ruim assim. Pode ser que o osso sirva pra alguma coisa no final das contas, mas isso só pesquisas futuras vão dizer.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Em uma aula sobre o tecido ósseo ou sobre a evolução. Em uma aula de tecido ósseo aplicaria essa reportagem com o intuito de exemplificar a anatomia e demonstrar como funciona a fabela e o porque dela estar voltando.Também poderia usar em uma aula sobre evolução e exemplificar como estamos em constante evolução.


6 comentários:

  1. (1_BIO_LOC_VB_JAQUELINE_APARECIDA_PEREIRA)
    Muito interessante a forma mostrada nessa pesquisa o quanto nosso corpo está em evolução. Mesmo esse osso não tendo uma função específica ele está voltando, por conta da má alimentação da população e trazendo problemas de artrose junto com ele.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VB_Amanda_Picheth
    Achei interessante a pesquisa. Ela evidencia que nossos sistemas estão interligados e em constante mudança. Quando levada em sala de aula poderá despertar curiosidade dos alunos, além de alertar que os maus hábitos podem influenciar nas vidas de todos.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VB_Roberta_Carolina_Haas_Bastos

    Gostei bastante dessa matéria, principalmente por falar sobre os joelhos. Ainda mais eu que vivo com dor neles hahahah! É um assunto que é bom ser comentado em sala de aula, principalmente para alertar sobre os maus hábitos que podem causar essas dores.

    ResponderExcluir