terça-feira, 24 de setembro de 2019

(1_BIO_LIC_VB_Gabriela_Janaína_Portela) SENTINDO FORMIGAMENTO NOS GLÚTEOS? PODE SER A SÍNDROME DO PIRIFORME

Sentindo formigamento nos glúteos? Pode ser Síndrome do Piriforme   
Síndrome do piriforme é uma inflamação no musculo piriforme, que causa o encolhimento do nervo ciático pelo músculo piriforme, onde o nervo ciático passa por dentro das fibras do músculo (localizado próximo ao quadril). A pessoa que tem a síndrome do piriforme convive diariamente com intensa dor na perna direita, pois, geralmente é o lado mais afetado, causando dor, formigamento e dormência nas nádegas e ao longo do nervo ciático.
Na grande maioria dos casos a dor piora quando o piriforme é pressionado contra o nervo ciático por exemplo, ao sentar em um vaso sanitário, assento de carro ou assento estreito de bicicleta ou ao correr.
A síndrome do piriforme é incomum, estima-se que 17% das pessoas tem o nervo ciático atravessando o piriforme, ao invés de apenas passando por baixo, porém o efeito dessa anatomia na doença é questionável. É um problema mais comum entre ciclistas, corredores e outros esportistas que exercitam muito as pernas.
Para o tratamento desta doença, há medicamentos ou o paciente deve fazer tratamentos com fisioterapia.
Aplicação Didática: Durante as aulas sobre sistema muscular, ao falar sobre doenças, lesões que podem ser causadas no músculo, será tratado sobre a síndrome para que os alunos entendam que uma compressão no músculo pode causar certa dor no nervo ciático.
Disponível em:<https://keynerluiz.com/sindrome-do-piriforme/>Acesso em: 23 set. 2019
Disponível em:<https://www.cursosaprendiz.com.br/sindrome-piriforme/>Acesso em: 23 set. 2019
Disponível em:<https://www.tuasaude.com/sindrome-do-piriforme/>. Acesso em:  19 set. 2019.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_NYCOLAS_KISIELEWICZ
    Eu achei bem interessante você trazer um tema como esse por não ser uma doença tão conhecida nem divulgada. Pode ser que a pessoa sofra os sintomas mas ignore por não saber exatamente do que se trata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir