O Pneumotórax ocorre quando uma ou ambas as membranas pleurais são rompidas e o ar invade o espaço pleural, provocando o colapso pulmonar. A pressão no espaço pleural costuma ser inferior à pressão no interior dos pulmões ou na parte externa do tórax. A pleura é uma membrana fina que envolve os pulmões, como um saco, e contém uma quantidade mínima de líquido. A função da pleura é permitir e facilitar o movimento dos pulmões na inspiração e expiração.
No Pneumotórax o ar escapa dos pulmões ou vaza pela parede do tórax e se acumula no espaço pleural entre eles. O acúmulo de ar pode causar o colapso do pulmão afetado. Se entrar mais ar no espaço pleural e não puder sair (pneumotórax hipertensivo), a pressão em volta dos pulmões os comprime cada vez mais, colocando em risco a vida do paciente.
Respiração normal: Os pulmões inflam sendo puxados como se fossem “sugados” em direção à parede torácica, a pressão é mantida no interior do espaço pleural preenchido por liquido.
Respiração de um pulmão colapsado: O ar proveniente do pulmão penetra no espaço pleural adjacente e altera o equilíbrio das pressões. O pulmão se contrai, afastando-se da parede torácica.
Existem diversos tipos de pneumotórax, sendo eles:
Pneumotórax espontâneo primário ocorre quando não há outra doença pulmonar subjacente. Muitas vezes, é causada pela ruptura de um saco cheio de ar no pulmão, chamado de pequena pústula ou bolha.
O pneumotórax espontâneo secundário manifesta-se como uma complicação de outra doença pulmonar. As doenças pulmonares associadas ao desenvolvimento de pneumotórax incluem:
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Asma
- Fibrose cística
- TB (tuberculose)
- Tosse convulsa (tosse convulsiva)
O pneumotórax traumático se manifesta como resultado de uma lesão traumática no tórax. A lesão pode ser penetrante, como uma bala ou uma facada, ou direta, como um golpe no peito ou um acidente de carro.
O pneumotórax de tensão se manifesta quando o excesso de pressão se acumula ao redor do pulmão e colapsa. Essa pressão também pode afetar a capacidade do coração de bombear sangue. Por esse motivo, o pneumotórax hipertensivo é considerado o tipo mais grave.
Os fatores de risco para essa doença incluem fumar; ter outras doenças pulmonares como asma, tuberculose, entre outras; sofrer trauma ou lesão no peito.
Seus sintomas podem ocorrer enquanto estiver acordando ou dormindo, podendo incluir: fadiga; pulsação rápida; dor torácica espontânea aguda; opressão no peito.
O tratamento se concentra na remoção do ar do espaço pleural para que o pulmão possa se expandir de volta à sua capacidade total. Isso pode ser feito inserindo uma agulha e uma seringa ou inserindo uma sonda no tórax.
vídeo disponível em: https://blausen.com/pt/ video/pneumotorax/
Aplicação Didatica: É uma doença que seria bom ser comentada, pois além de ser bem desconhecida, é de grande importância saber sobre. Pode afetar qualquer pessoa a qualquer momento, uma dorzinha qualquer pode levar á serias consequências, e o conhecimento dessas doenças podem ajudar alguém futuramente.
Referências:
O Livro do corpo humano- Ciranda Cultural
Disponível em: <www.hospitalinfantilsabara. org.br>.
Disponível em: <www.minhavida.com.br>
Disponível em: <www.msdmanuals.com>
1_BIO_LIC_VA_AMANDA_KAROLINE_VOINAROSKI
ResponderExcluirAchei super interessante e importante sua pesquisa Roberta. É um assunto bem curioso para se falar pois muitas pessoas possuem alguma dessas doenças citadas ou até mais de uma. Não sabem como ocorre em seu corpo e nem como pode ser perigosa se não tratar, é bom informar e saber como tudo acontece em nosso corpo para nos mantermos informados e também poder cuidar da nossa saúde.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_VB_JAQUELINE_APARECIDA_PEREIRA
ResponderExcluirSempre ouvi falar o nome dessa doença mas não sabia o que era nem como eram os sintomas, por isso achei super interessante trazer essa pesquisa aqui, que também seria bom levar algo do gênero em sala de aula para mostrar aos alunos para que eles tenham conhecimento sobre certas doenças que não são tão comuns no dia a dia.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
ExcluirMuitas vezes vi em filmes pessoas levando golpes de faca ou algum outro trauma e os médicos abrindo tórax ate com uma faca e depois colocando um canudo e a citando a palavra pneumotórax, mas não sabia ao certo do que se tratava, acredito que muitos alunos já se depararam com isso e não sabem ao certo o que é um pneumotórax, parabéns pela pesquisa!
ResponderExcluirO Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!
Excluir