sábado, 4 de maio de 2019

(1_BIO_LIC_VA_Amanda_Karoline_Voinaroski) OSSO QUE DESAPARECEU COM A EVOLUÇÃO DO CORPO HUMANO, VOLTA A APARECER.

O Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido financiam o estudo que descobriu com pesquisas médicas que de 1918 para 2018 aumentou três vezes mais o aparecimento do osso sesamóide nas pessoas.
Osso sesamóide despareceu do corpo humano com a evolução, e voltou a aparecer. Esta sendo feitos muitos estudos, porém não sabem o motivo da volta do osso. Fabela é um osso do joelho que geralmente anda aparecendo em pessoas que possuem artrite e dores no joelho.
Esse osso sesamóide faz parte dos ossos conhecidos como ossos extras numerosos e é um osso que cresce no tendão do músculo, bem parecido com a patela.
Segundo Michael Berthaume ninguém sabe a função da Fabela, mas uma hipótese é que poderia ajudar a reduzir os atritos entre os tendões, redirecionando as forças musculares, aumentando a força mecânica.  Ou poderia não fazer nada.
Os problemas causados no joelho às vezes nem sempre são por envelhecimento às vezes pode estar no esqueleto. Atualmente ele apresenta não ter funções nenhuma, pois a maioria da população vive sem ele. Pode ser que a fabela futuramente seja considerado um osso vestigial, que tiveram funções específicas no passado e hoje em dia não possuem função nenhuma. 








Fonte:<(Imperial College London/Reprodução)>.  
Fonte:<Imperial College London/Reprodução>.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse material pode ser usado em sala de aula quando estudo se tratar de osteologia, cito esqueleto e membros inferiores. Podem despertar interesse e curiosidade no aluno em questão de ossos, seu nome, suas funções e o processo de ossificação. E também incentivar os alunos em estudos e pesquisa da evolução dos ossos para que servem, porque surgem e desaparecem do corpo humano.
Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/geral-47988287>. Acesso em: 04. Maio 2019.
 
 

2 comentários:

  1. 1_ BIO_LIC_VA _Ellen_Louise_Do_Amaral_Santos
    Acho isso um tema muito bom para ser discutido em sala, pois assim além de apenas falar sobre os ossos podemos leventar para os alunos como uma prova da evolução humana.

    ResponderExcluir