Por que acordamos mais altos do que quando vamos dormir?
A principal causa disso é a coluna, pois entre as vértebras existem discos intervertebrais que são um tipo de articulação permanente chamada sínfese, são do tipo anfiartrose, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação. O que acontece é que durante o sono, os músculos estão mais relaxados, e os discos intervertebrais não sofrem pressão da gravidade, consequentemente se expandem. Por isso ao acordarmos estamos alguns centímetros mais altos, porem com as atividades diárias a força gravitacional ajuda a comprimir essas estruturas gelatinosas e ao final do dia estaremos mais baixos.
Outro fator importante é que com o passar do dia é muito comum que o corpo perca água pela transpiração e também pela urina. Com menos líquido circulando pelo organismo, os discos também desidratam levemente. O resultado é uma pequena redução no seu tamanho (como se eles murchassem).
Aplicação didática: Este conteúdo pode ser usado para explicar os diferentes tipos de articulações. E servir como exemplo para explicar o que é sínfise e anfiartrose.
Referências:
Disponível em : <https://super.abril.com.br/saude/quando-acordamos-estamos-mais-altos-do-que-quando-vamos-dormir/> Acesso em: 04 jun. 2019.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/11/14/clique-ciencia-sua-altura-nao-e-a-mesma-no-comeco-e-no-fim-do-dia.htm> Acesso em: 04 jun. 2019.
1_BIO_LIC_VB_Nycolas_Kisielewicz
ResponderExcluirAchei muito legal essa informação, Mi. Já tinha ouvido falar nisso mas você explicou de uma maneira bem legal! Um dia eu levei um susto pois havia medido minha altura de manhã e no outro dia eu medi de noite e eu havia diminuido de tamanho rsrs.
Acho bem legal levar esse assunto para os alunos pois provavelmente já deve ter acontecido com eles.
O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_NA_EMANUELE_CRISTINA_ZUB
ResponderExcluirGostei muito do artigo, foi muito bem explicado e importante para conhecer um pouco melhor as articulações, e por ser um tema que causa muita curiosidade para diversas pessoas é muito interessante saber como isso ocorre.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir1_BIO_LIC_NB_NICOLE_CANAREK_DOERR
ResponderExcluirGostei bastante da matéria e de como pode ser utilizada, e ao meu ver, ela poderia ser utilizada como material complementar em uma aula de coluna vertebral.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!
Excluir