Fonte:https://www.google.com/amp/s/austa.com.br/blog/linfoma-pode-exigir-tratamento-imediato/amp/
Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que afetam o sistema responsável por ajudar a combater infecções.
Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que afetam o sistema responsável por ajudar a combater infecções.
O Linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático, que trabalha em conjunto com o circulatório e auxilia o cardiovascular na remoção de líquidos e resíduos, que não conseguiram retornar à circulação sanguínea. Capilares, ductos, linfonodos, baço,timo e amígdalas compõem o sistema linfático. Essa rede de ductos consegue captar todo líquido que extravasou do sistema circulatório, filtrando e devolvendo-o ao sistema venoso. Outra função desempenhada pelo sistema linfático é a de proteção imunológica. É nele que os leucócitos, células brancas de defesa, sofrem diversos processos de maturação e desenvolvimento.
O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático se transforma, cresce sem parar e se dissemina pelo organismo.
Os diversos tipos de linfomas têm comportamento e grau de agressividade diversos. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.
Caso note alguma íngua de consistência endurecida, aderida aos planos profundos da pele e com dor local, procure seu médico, isso pode ser Linfoma.
Causas e Diagnóstico
Alguns linfomas estão relacionados a infecções crônicas, que podem predispor à mutação das células linfáticas. Outros podem ocorrer devido a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos. Na maioria dos casos, no entanto, não há causa definida, mas os linfomas ocorrem mais em idosos.
O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos (ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal dos linfonodos. Em geral, os linfonodos infecciosos são dolorosos, ao contrário daqueles presentes nos linfomas.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Nas aulas de sistema circulatório, pode-se inserir o Linfoma como uma das doenças do sistema circulatório.É uma doença considerada rara mas que vem crescendo nos últimos anos no Brasil. O linfoma ocorre com grande frequência na infância e adolescência, e com grande ocorrência na faixa dos 15 a 30 anos, e não é uma doença conhecida, acredito que é muito importante passar essa informação para os alunos, já que muitos estão nessa faixa etária e os sintomas são bem característicos e fácil de serem observados como explicita a reportagem, linfonodos aumentados sem dor.
Referências: Disponível em:<http://gavazza.com.br/ site/2016/07/27/linfoma- entenda-mais-sobre-esse- cancer/>Acesso em 17 de set de 2019.
Disponivel em:<https://drauziovarella. uol.com.br/doencas-e-sintoma>. Acesso em 17 Set 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário