CRANIOESTENOSE – FECHAMENTO PRECOCE DA MOLEIRA
Os recém-nascido apresentam na calota craniana, o que seriam duas aberturas, a fontanela anterior e fontanela posterior, elas são comumente conhecidas como moleira.
Ela tem a função de facilitar a passagem do feto no momento do parto, e posteriormente essas aberturas de fecham. A fontanela posterior que é menor costuma fechar até o segundo mês de vida, já a fontanela anterior por ser maior demora um pouco mais para fechar a partir do 9° ao 15° mês.
A moleira também possui como função dar flexibilidade a caixa craniana para o desenvolvimento do cérebro.
Pode ocorrer em algumas crianças o fechamento precoce da fontanela que faz com que o cérebro seja comprimido pela caixa craniana, essa condição é conhecida como cranioestenose.
Esse fechamento precoce pode ocasionar deformidades ou até lesões neurológicas. Ela é uma doença cognitiva que pode ocorrer ainda na fase embrionária.
Atualmente existe um tratamento cirúrgico para essa condição.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: através de imagens e explicação pode ser usado tanto para o ensino médio quanto fundamental, pois a moleira é um assunto que todos ouvimos falar, mas não se tem um real explicação sobre o mesmo.
Dísponivel em:http://dicasdepediatria.blogspot.com/2005/10/cuidados-com-moleira.html?m=1
Dísponivel em:http://dicasdepediatria.blogspot.com/2005/10/cuidados-com-moleira.html?m=1
1_BIO_LIC_NA_Anna_Lethícia_Hanisch
ResponderExcluirO tema abordado é muito interessante, pois como comentado na explicação, é um assunto não muito aprofundado, porém, acredito que deveria ser, por ser um tema que desperta interesse, principalmente para alunos que possuem bebês na família.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ResponderExcluir