As doenças relacionadas ao cérebro são um problema na sociedade atual, pois é crescente o número de pessoas diagnosticada com elas atualmente.
Algumas das doenças são:
Alzheimer: doença neurodegenerativa, caracterizada por perda das faculdades mentais.
Parkinson: é um dos mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade e é caracterizado por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar.
Huntington: é uma doença herdada geneticamente e progressiva. É caracterizada pela perda de células dos glânglios da base e afeta as capacidades motoras, cognitivas e psiquiatras.
Esclerose múltipla: é uma doença inflamatória crônica. Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina que recobre os neurônios e compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos. Provoca dificuldades motoras e sensitivas. Não se conhecem ainda as causas da doença.
AVC: acontece quando o fluxo sanguíneo que vai para o cérebro é interrompido bruscamente ou reduzido ou quando um vaso sanguíneo é rompido. Entre as causas dessas ocorrências, estão a malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia, tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar).
Epilepsia: É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas. Pode se manifestar de diferentes maneiras, como por crises convulsivas ou crise do tipo ausência, que é quando a pessoa fica com o olhar fixo e perde o contato por alguns minutos.
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/sistema-nervoso/amp/ > Acesso em: 26 maio 2019.
Disponível em:<https://m.institutocefisa.com.br/noticia/a-origem-da-fibromialgia-e-uma-alteracao-no-sistema-nervoso-central-novo-estudo-confirma > Acesso em: 26 maio 2019.
Aplicação didática: pode ser utilizado em uma aula sobre sistema nervoso em forma de complemento da aula, mostrando aos alunos as doenças que podem afetar de forma reversível ou irreversível o sistema nervoso, podendo assim até passarem a entender algum caso da família.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/doencas/doencas-cerebrais/ > Acesso em: 26 mai. 2019.
Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/parkinson > Acesso em: 26 mai. 2019
Disponível em: <http://abh.org.br/o-que-e-doenca-de-huntington/ > Acesso em: 26 mai. 2019.
Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/esclerose-multipla/ > Acesso em: 26 mai 2019.
Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/noticias/O-que-e-acidente-vascular-cerebral-AVC-tipos-prevencao-tratamento > Acesso em: 26 mai 2019.
Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/epilepsia > Acesso em: 26 mai. 2019.
Acho muito importante nós sabermos um pouco mais sobre as doenças do sistema nervoso, assim podemos sair um pouco do senso comum e deixar um pouco dos mitos tem pela sociedade sobre vários desses problemas.
ResponderExcluirO blog anatomia em foco agradece a sua contribuiçao!
ExcluirMuito bom parabéns excelente
ResponderExcluir