terça-feira, 12 de novembro de 2019

(1_BIO_LIC_NA_EMANUELE_CRISTINA_ZUB) Como o cigarro afeta as vias respiratórias?

O sistema respiratório é o principal alvo das muitas substancias toxicas contidas no cigarro e ele não faz mal apenas para o pulmão, ele afeta as vias respiratórias inteiras. 
Devido a temperatura elevada da fumaça, que queima não só os pulmões, mas toda a via respiratória, quando a pessoa começa a fumar ela tem uma reação inflamatória, isso causa o reflexo de tosse.  
Como consequência dessa agressão térmica, a combustão gera os radicais livres, que tem a capacidade de oxidar as estruturas celulares, destruindo a base arquitetônica dos pulmões.  

O revestimento interno do aparelho respiratório não aguenta a toxidade e a alta temperatura da fumaça então se inicia um processo de substituição das células.  
O muco é aumentado devido ao fato dele funcionar como uma capa para proteger o tecido epitelial que reveste as vias aéreas e é capaz de ajudar a expelir os elementos que foram inalados.  
A fumaça também ocasiona uma reação inflamatória nos brônquios, o que causa a destruição progressiva da árvore brônquica.  
Consequentemente, logo nos primeiros dias que a pessoa começa a fumar a integridade do aparelho digestório fica danificada, isso se deve ao fato da destruição dos alvéolos, o que é característica da doença enfisema pulmonar, e da modificação da composição do revestimento dos brônquios, o que acaba levando a doença chamada bronquite.   
Fumar tem como consequências vários tipos de câncer, não só no pulmão, mas na laringe, faringe e diversos outros lugares. 
Os fumantes adoecem com maior frequência, tem menor resistência física, menos folego e pior desempenho nos esportes, além disso envelhecem mais rapidamente.   

Aplicação didática:  
Esse conteúdo pode ser utilizado tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio como um complemento sobre o sistema respiratório, para mostrar os malefícios do uso do cigarro e como ele afeta as vias respiratórias e as consequências que isso pode proporcionar as pessoas.  
Referencia da imagem: 
Disponível em:< https://www.inca.gov.br/en/node/1726Acesso em: 11 nov. 2019 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário