segunda-feira, 27 de maio de 2019

(1_BIO_LIC_VA_AMANDA_KAROLINE_VOINAROSKI) HIPOTÁLAMO PEQUENO IGUAL UMA ERVILHA, MAS COM GRANDE IMPORTÂNCIA NO CORPO HUMANO

O hipotálamo é considerado uma das mais importantes estruturas do sistema nervoso central. É uma pequena parte do diencéfalo localizado na região do encéfalo dos mamíferos. E está conectado com outras estruturas do corpo humano como sistema límbico, tálamo, hipófise e área pré-frontal.


Fonte: https://www.anatomiadocorpo.com/sistema-nervoso/hipotalamo/ . Acesso em: 23 de maio de 2019.


Apesar de ter um tamanho bem pequeno o hipotálamo tem grande importância no corpo humano. O hipotálamo compreende estruturas e formações intracranianascorpos mamilares, tuber cinéreo, infundibulo, neuroipófise, tratos ópticos, quiasma óptico e lâmina terminal. É considerado como o mais elevado dos centros vegetativos do cérebro. Dele partem impulsos que vão influenciar as células nervosas (neurônios) do sistema neurovegetativo, regulador de tecidos viscerais, como a musculatura lisa das vísceras e dos vasos, a musculatura cardíaca, todas as glândulasdo organismo e ainda os rins, entre outros órgãos.  
 

Fonte: https://www.anatomiadocorpo.com/sistema-nervoso/hipotalamo/ . Acesso em: 23 de maio de 2019


O hipotálamo é responsável por muitas funções no cérebro como pelo controle do sistema nervoso autônomo, atua no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico), atua no controle de temperatura do corpo e controla o processo de sede e fome. Tem função também de atuar no processo de contração muscular (cardíaco e liso), na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios, age no controle de vários hormônios pela hipófise, nos processos relacionados ao desejo sexual e regula os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).


Sua anatomia microscópica abrange numerosas formações nervosas: núcleo subtalâmico, núcleo supra-óptico, núcleo para ventricular e muitas outras. As ligações dos núcleos hipotalâmicos, são pouco conhecidas, embora as conclusões permitam admitir a ligação do hipotálamo com diferentes partes do sistema nervoso central, contribuindo para que este funcione como um todo.
Fonte: https://www.todabiologia.com/anatomia/hipotalamo.htm . Acesso em: 23 de maio de 2019


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse material pode ser utilizado em sala de aula quando assunto se tratar do sistema nervoso, sistema neuro central e regiões. Pode incentivar o aluno a ter mais curiosidades sobre as regiões, estruturas, funções, como atua e a sua importância no corpo humano. Pode despertar interesse no aluno a procurar e saber mais sobre estruturas do corpo que muitas vezes não sabemos que existem e possuem tamanha importância para funcionamento do corpo.



Disponível em <<https://amenteemaravilhosa.com.br/funcao-do-hipotalamo/ >> Acesso em: 23 de maio de 2019.


Disponível em <<https://www.todabiologia.com/anatomia/hipotalamo.htm>> Acesso em: 23 de maio de 2019.


Disponível em: <<https://www.anatomiadocorpo.com/sistema-nervoso/hipotalamo/>> Acesso em: 23 de maio de 2019




4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Anna_Cecília_Stremel
    Gostei da sua publicação, pois é interessante saber mais sobre as partes que compõem nosso cérebro, e quais são suas funções no nosso organismo. E pensar como um elemento tão pequeno tem um trabalho super importante e faz toda a diferença no nosso corpo.

    ResponderExcluir
  2. O blog Anatomia em Foco agradece a sua contribuição!

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VA_Rosana_Machado_da_Mota
    Muito interessante sua postagem,realmente trata-se de uma estrutura muito importante para nosso corpo, tem muitas funções.
    Na matéria de Embriologia o hipotálamo estava relacionado aos hormônios reprodutivos, e eu não tinha conhecimento das várias outras funções que ele desempenha no nosso corpo.
    Gostei bastante da parte de aplicação didática, que fala que os alunos não tem conhecimento sobre algumas estruturas, e concordo com isso, muitas partes do corpo que possuem funções importantes não são faladas e estudadas em sala de aula.

    ResponderExcluir