A necrose avascular, também chamada de osteonecrose, consiste na morte de uma região de determinados ossos (geralmente ossos do quadril, do joelho, ombros, tornozelos, pulsos ou no osso da mandíbula) pela interrupção do fluxo sanguíneo para a região afetada.
A princípio não apresenta sinais, nem mesmo em exames de imagem, porém com o avançar da doença dores na articulação prejudicada e dificuldade para realização de atividades diárias podem ser listados como sintomas. A principal causa para essa doença são lesões, como fraturas e luxações, mas pode-se citar como possíveis causas: utilização de remédios corticosteroides e para tratamento de osteoporose, como o ácido zoledrônic; alcoolismo e doenças que afetam a coagulação do sangue.
O tratamento é feito por um ortopedista, com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, fisioterapia, repouso e a eliminação da possível causa. Porém a cirurgia é a melhor maneira de curar, que em casos mais graves pode fazer a substituição da articulação.
É de extrema importância a realização da fisioterapia em caso de osteonecrose, pois auxilia na recuperação do paciente, além de diminuir o risco de desenvolvimento de uma artrose e artrite.
Aplicação didática: O conteúdo pode ser apresentado em uma aula relacionada ao sistema esquelético, a nível de curiosidade sobre as doenças que afetam os ossos e suas consequências, e como alerta para os fatores que causam predisposição para essa doença.
Disponível em: < https://www.tuasaude.com/ osteonecrose/ >. Acesso em: 01 mai. 2019.
Disponível em: < http://globoesporte.globo.com/ eu-atleta/saude/noticia/2015/ 05/osso-morre-saiba-o-que-e- necrose-ossea-e-como-se- manter-longe-dela.html >. Acesso em: 01 mai. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário