quinta-feira, 14 de novembro de 2019

(1_BIO_LIC_NB_NICOLE CANAREK DOERR) VOCÊ SABE POR QUE SOLUÇAMOS?

Algumas pessoas ficam irritadas e até impacientes por estarem soluçando, por que ele geralmente aparece nas horas mais impróprias do dia. Mas você já se perguntou o que é e como é causado o soluço?

Primeiramente, o soluço nada mais é do que uma contração involuntária de um fino músculo  chamado diafragma, que separa a região do tórax, da região do abdômen. O diafragma junto com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração.
O soluço surge quando um nervo - chamado de frênico e responsável pelo controle de inspiração e expiração - é iirritado. Quando isso acontece, seja por conta de ingestão de bebidas com gás ou álcool, ou mudanças bruscas de temperatura ou até mesmo quando gargalhamos, esse nervo manda um alerta para o diafragma, avisando-o para se contrair e isso provoca o soluço.

 Quando isso acontece juntamente com a inspiração do ar, a glote será fechada (esse evento só ocorre para a passagem de alimentos para o esôfago), ocasionará um pane, ou seja, uma falta de sincronização da glote e do diafragma.
E o barulho provocado pelo soluço, nada mais é do que a movimentação das vocais ocasionada pela passagem de ar.

APLICAÇÃO DIDÁTICA :
O material pode ser utilizado como curiosidade nas aulas de sistema respiratório.

REFERÊNCIAS
Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/1148/por-que-solucamos >. Acesso em: 13 nov. 2019.
Disponível em:< http://blog.lummnos.com/2019/04/fisiologia-do-soluco/ >. Acesso em: 13 nov. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário