sexta-feira, 20 de setembro de 2019

(1_BIO_LIC_VA_MAYRA_GOMES_DE_OLIVEIRA) A RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA CONTRA O MAL DO SÉCULO, A ANSIEDADE..

Quando falamos em respiração, pensamos logo na entrada de oxigênio e saída de gás carbônico do nosso corpo, processo necessário para nossa sobrevivência. No entanto muitas vezes esquecemos em como o mesmo é importante e necessita atenção, ainda mais no mundo atual, em que todos os dias corremos contra o relógio, seja no trabalho ou na faculdade, com deveres de casa ou contas a pagar, vivemos neste meio em que somos cobrados o tempo todo, consequentemente acabamos nos deparando com doenças psicossomáticas. A partir disso, é possível reaprender a respirar e melhorar, de forma imensurável, a nossa qualidade de vida com uma grande aliada, a respiração diafragmática. É simples: mais ar nos nossos pulmões, mais oxigênio no nosso corpo. A movimentação do diafragma durante a respiração permite a expansão dos pulmões, os quais recebem mais ar a cada inspiração. Esse ar ocupa os pulmões por inteiro, chegando aos vasos sanguíneos e oxigenando melhor todo o organismo, incluindo o cérebro. Isso facilita o funcionamento do metabolismo.

O conjunto de reações e funções efetuadas pelos sistemas do corpo. Assim, conseguimos vencer o cansaço e renovar as energias. Além disso, a respiração diafragmática é mais profunda e lenta, o que mantém o equilíbrio entre o oxigênio e o gás carbônico no sangue e o ritmo adequado dos batimentos cardíacos.

A respiração diafragmátia além de aliviar a ansiedade e o estresse, também reduz o cansaço, melhora a postura, favorece o desempenho...

  1. Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;
  2. Coloque a mão sobre o abdômen, entre o umbigo e o esterno, para sentir a movimentação abdominal durante a respiração;
  3. Inspire pelo nariz contando até quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir;
  4. Segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos;
  5. Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente;
  6. Repita o processo duas ou três vezes, depois continue respirando pelo abdômen sem contar tempos.


    APLICAÇÃO DIDÁTICA: Após explicação sobre o sistema respiratório e sua importânica, mostrar aos alunos de forma prática, como a respiração diafragmática é uma grande aliada, ainda mais no âmbito escolar.

    Referências:


     
     

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_NYCOLAS_KISIELEWICZ
    Eu achei bem legal o conteúdo que você trouxe, Mayra. O stress do dia-a-dia realmente acaba com a gente e uma coisa tão simples como a forma que respiramos poder mudar essa situação é uma coisa bem interessante por ser prático e rápido, se adaptando facilmente em nossa rotina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_VB_ROBERTA_CAROLINA
    Gostei muito da sua postagem, Mayra. Pode ajudar muitas pessoas que tem ansiedade e que não conseguem controlar de alguma maneira. Principalmente na faculdade, onde passamos por diversas situações que podem ajudar a ter uma crise de ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Anatomia em foco agradece o envio de sua contribuição!

      Excluir