segunda-feira, 3 de junho de 2019

(1_BIO_LIC_NB_Andreina_Cordeiro_Lopes) COMO ACONTECE AS CONVULSÕES DE QUEM TEM EPILEPSIA ?



Primeiramente é necessário saber o que é a epilepsia.
Epilepsia são impulsos elétricos temporários e involuntários do cérebro, esses impulsos podem durar de segundos à vários minutos tendo uma gravidade maior quando o tempo de crise ultrapassar cinco minutos. Essas crises acontecem sem a influência de drogas, febre ou de distúrbios metabólicos. Esses sinais incorretos podem ficar restritos à uma parte do cérebro ou espalhar-se. Se os impulsos ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, é chamada de generalizada.
Em crises tônico-clônicas, a pessoa perde a consciência e cai, o corpo fica rígido, depois as extremidades como braços e pernas tremem e contraem-se. Existem, ainda, vários outros tipos de crises.
Mas como isso acontece?
Os nossos cérebros estão repletos de neurônios que são células nervosas, elas desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos. Essas células processam informações e estímulos que entram em contato com o nosso corpo.
image.png
 Disponível em:< https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-neuronio.htm>. Acesso em: 03 Jun. 2019.

Os neurônios aferentes que são os neurônios que enviam impulsos do sistema nervoso central para outras regiões do organismo, são divididos em três partes: os dendritos, corpo celular e axônio. Os dendritos tem aparência ramificada, assemelhando-se a galhos de uma árvore, essa parte do neurônio é responsável por recepcionar as informações que chegam. O corpo celular tem a responsabilidade de integrar as informações recebidas. E por fim os axônios que são as estruturas que transportam impulsos nervosos, nos axônios está presente a bainha de mielina que é tipo de isolante e serve para que a informação seja passada mais rapidamente de um neurônio para outro neurônio ou para um músculo.
Na epilepsia os neurônios entram em uma espécie de curto circuito cerebral temporário, fazendo com que os neurônios através do axônios, enviem vários impulsos nervosos em direção ao músculo por meio da medula espinhal que se conectada com todo corpo, resultando em contrações musculares excessivas e involuntárias.

image.png

Os tratamentos para essa doença incluem remédios anticonvulsivantes e dieta cetogênica (a qual são eliminados os carboidratos da alimentação).
Quando uma pessoa se apresenta em crise convulsiva deve-se proteger a cabeça do paciente para que não se machuque, tirar objetos que estejam em volta para evitar lesões maiores, virar o indivíduo de lado para não se afogar, esperar que a crise passe e em maiores casos ligar para ajuda médica.

Aplicação didática: 

esse conteúdo pode ser ministrado em aulas sobre o sistema nervoso central, para maior entendimento sobre os neurônios e que papel eles desempenham no corpo humano. Também pode servir como conscientização dos alunos em relação à pessoas que portam essa doença.

Referências:

Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=aU9u-5M5bic >. Acesso em: 03 Jun. 2019.
Disponível em:< http://epilepsia.org.br/o-que-e-epilepsia/ >. Acesso em: 03 Jun. 2019.
Disponível em:<https://www.todabiologia.com/anatomia/neuronios.htm >. Acesso em: 03 Jun. 2019.
Disponível em:< https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-neuronio.htm >. Acesso em: 03 Jun. 2019.

8 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_LOREN_SANTOS
    Gostei muito do material, pois eu particularmente já vi isso acontecer varias vezes, e é muito interessante saber como ela acontece, isso nos desperta a saber mais sobre como ajudar uma pessoa que esta tendo convulsão. o texto está muito bem explicado e claro, tornando o entendimento mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NA_Lorena_Regiane_Menon
    Além desse material ser uma forma didática de explicar sobre o funcionamento dos neurônios, aborda um conteúdo bastante interessante e delicado do qual é importante se ter conhecimento para que em situações nas quais se presencie uma convulsão saibamos do que se trata e como agir.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_NA_Daniel_Henrique_Valente_Camilo
    O material além de ser muito interessante, nos mostra uma perspectiva maior sobre um assunto que por senso comum acabamos generalizando e não sabendo como agir nessas situações. E o fato de se cortar os carboidratos da alimentação faz muito sentido pois eles são o que proporciona energia ao organismo, e a epilepsia sendo distúrbios elétricos sem controle, acaba que o corte desse alimento se torna uma tentativa de controlar as crises.

    ResponderExcluir
  4. O blog Anatomia em Foco agradece a sua colaboração.

    ResponderExcluir
  5. 1_BIO_LIC_NB_Melina_Beatriz_Benvenutti
    Muito bom esse material, pois nos trás conhecimento de duas coisas, como o funcionamento dos neurônios, e também sobre a epilepsia que é uma coisa muito importante para se saber como funciona.

    ResponderExcluir