sábado, 12 de outubro de 2019

(1_BIO_LIC_VA_Rosana_machado_da_Mota) O que são e como se formam os cálculos renais?

Os cálculos renais são conhecidos popularmente como pedra nos rins, causam dor intensa pelo fato de percorrer todo o canal urinário que possui tubos muito estreitos, saem dos rins, passam pelo ureter, bexiga e uretra, por fim são eliminados.

Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php>. Acesso em: 09 out. 2019.

            Os cálculos renais se formam devido ao acúmulo de cálcio, ácido úrico, oxalato (sal) e até aminoácido nos rins. Essas pedras são de tamanhos variados, podendo ainda ocupar grande parte do rim, e se não tratadas podem causar grandes riscos a saúde e comprometer seriamente a função deste órgão muito importante para o corpo.


            Os rins são responsáveis por filtrar todo o sangue do corpo, nele existem milhares de estruturas chamadas de néfrons que selecionam o que deve ser descartado e reabsorve o que é benéfico ao organismo.
            A formação dos cálculos renais ocorre principalmente devido a pouca ingestão de água que no momento da filtração não é suficiente para dissolver as substâncias que ficam em grande concentração no rim, esse problema é mais grave quando as temperaturas estão elevadas ocasionando o suor excessivo e deixando a urina ainda mais concentrada. Além da baixa ingestão de líquido, as pedras se formam também, devido ao excesso de sal na dieta e de carne vermelha que diminui a funcionalidade do rim devido ao seu alto teor de proteínas. Existem ainda, casos em que as pedras se formam por consequências de problemas no metabolismo, excretando em excesso substâncias formadoras dos cálculos que cristalizam e aumentam de tamanho.

            Para prevenir esse problema remenda-se ingerir uma grande quantidade de líquido durante o dia, ter uma dieta saudável e não ingerir alimentos ricos em cálcio e proteínas em excesso.

Aplicação didática: Assunto que pode ser trabalhado com alunos do Ensino Fundamental e Médio tratando-se do sistema urinário, apresentando desta forma, um problema que compromete esse sistema, que causa desconforto muito grande e pode ser a causa de problemas sérios como infecções. Com este assunto pode-se mostrar a importância de ingestão de água, da alimentação saudável e dos cuidados com o corpo.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário