sábado, 12 de outubro de 2019

(1_BIO_LIC_VA_AMANDA_KAROLINE_VOINAROSKI) Doenças comuns do sistema digestório que podem ser mais graves do que pensam

O sistema digestório é responsável pelo transporte de alimento e água ingeridos. É constituído basicamente em um tubo digestório e estruturas anexas, como estômago, esôfago, intestino delgado e grosso, entre outros.

O sistema digestório pode ser agredido por doenças, inflamações e enfermidades que nos órgãos do aparelho digestório podem causar dores, náuseas, vômitos e até outros sintomas mais graves.

 

Três doenças mais comuns do sistema digestório:
Apendicite
É uma inflamação que provoca dores, febre, náuseas, vômito falta de apetite e colapso do aparelho digestivo. Essa inflamação ocorre no órgão apêndice, localizado no ceco na primeira porção do intestino grosso. 
A causa é relacionada à obstrução do apêndice pela retenção de materiais diversos, como restos fecais. A doença é mais frequente em pessoas entre os 20 e 30 anos, só é tratada com cirurgia.

Pancreatite

É uma inflamação no pâncreas pode ser aguda ou crônica, causada pelo consumo excessivo de álcool.
A pancreatite aguda é quando cálculos biliares (pedras na vesícula) obstruem o colédoco (ducto que transporta á bílis). Esta obstrução interrompe o fluxo das secreções pancreáticas, o que provoca uma inflamação intensa e um acúmulo de líquido no interior do pâncreas.
A pancreatite aguda tem como principal sintoma uma dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e iciterícia, coloração amarelada na pela e mucosas nos olhos. Já na pancreatite crônica é quando ocorrem inflamações no parênquima pancreático, o que gera fibrose e endurecimento da glândula, e consequentemente, a atrofia do pâncreas causando dor, diarreia e diabetes.
O tratamento de ambas as pancreatites é feito clinicamente. A aguda o paciente deve se internar e em jejum seja hidratado com soro na veia. Na crônica, mudança de hábitos, como uma dieta mais saudável, sem alimentos gordurosos.

Úlcera gástrica (péptica)

É uma ferida que surge no tecido do estômago, no duodeno ou esôfago.  A causa da lesão é da ação dos ácidos estomacais, que com uso de medicamentos anti-inflamatórios e com ácido acetilsalicílico podem se tornar mais forte e conter a presença da bactéria Helicobacter pylori na região.
A sensação de dor e queimação na região entre umbigo e o esterno é o principal sintoma, vômitos com sinais de sangue e fezes escurecidas ou avermelhadas também são sinais da doença.



Aplicação didática: Essa pesquisa pode ser usada e dada como conteúdo em sala de aula quando assunto for sistema digestório, pode estimular e informar os alunos sobre doenças comuns que muitas vezes muito não tem conhecimento, pode ser trazidas como curiosidade também sobre o conteúdo e estimular aos alunos fazer novas pesquisas e atividades.

Disponível em << http://www.drorlandotorres.com.br/doencas-do-aparelho-digestivo/>> Acesso 09/10/2019 ás 19h00min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário