sexta-feira, 31 de maio de 2019

(BIO_LIC_NA_Isabele_Cristina_Siqueira) ERGUER A CRIANÇA PELO BRAÇO NÃO É CORRETO!

Vocês devem estar se perguntando, porque que erguer a criança pelo braço não é correto? "Mas e quando ela faz birra pra querer algo" ou então "ah eu adoro brincar com as crianças da minha família de balançar elas pelos braços". Ao fazer esse ato vocês podem estar cometendo lesões, ou seja, pequenos deslocamentos na cabeça do rádio (sendo este osso um dos ossos que compõe o antebraço) em relação ao ligamento anular (ligamento que envolve de forma circular a cabeça do rádio). Essa lesão pode ocorrer em crianças de até 5/6 anos, pois nesta fase o processo de ossificação das crianças está em desenvolvimento e o ligamento ainda é meio elástico. 
A dor começa logo que acontece a lesão, a criança chora e a posição do braço é junto ao corpo, não deixando ninguém tocar. O correto é quando isto acontecer é levar para que um ortopedista avalie a condição e coloque no lugar novamente.
Aplicação didática: Esse material pode ser usado ao final de uma aula sobre ligamentos servindo como alerta para os alunos (fundamental e médio), pois geralmente eles tem membros da família que são crianças ou que possuem crianças, servindo este texto como informativo sobre algo que é comum de ocorrer.
Disponível em: https://demaeparamae.pt/forum/nunca-puxem-bebe-crian-bra-leiam. Acesso em: 30 Mai. 2019.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Ana_Luiza_Janisch
    Achei o tema muito interessante, pois na minha própria família era muito comum essa brincadeira de girar segurando o braço. Acredito que muitos não tenham noção da consequência da brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NA_Daniel_Henrique_Valente_Camilo
    Material muito interessante e importante para a conscientização, pois por exemplo, eu mesmo ja segurei meu sobrinho pelo braço para evitar que ele caísse no chão, pensando que estava fazendo uma boa ação mas na verdade eu poderia estar piorando a situação gerando um problema que poderia ser evitado se soubesse antes que não é apropriado.

    ResponderExcluir