sábado, 16 de novembro de 2019

(1_Bio_Lic_Nb_Joao_Victor_Michelis) NERVOSISMO, ESTRESSE OU ANSIEDADE NÃO CAUSAM GASTRITE!


A gastrite é uma inflamação que ocorre no estômago causadora de dor intensa, azia e queimação. A perda do apetite, náuseas e vômitos também são alguns dos sintomas desta inflamação.
Esta doença pode prejudicar toda a mucosa estomacal, ou parte dela, que se encontra nas paredes do estômago. Pode causar inflamação intensa, sem destruir o revestimento do estômago, ou gerar uma inflamação leve, mas acompanhada de lesão na parede do órgão e perda da mucosa estomacal. Conhecida gastrite erosiva, esse tipo pode provocar a formação de úlceras e sangramentos.



Causas da gastrite: 
• Consumo de bebidas alcoólicas; 
• A doença corre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo; 
• Tabagismo; 
• Infecção pela bactéria Helicobacter pylori. 

Dispepsia funcional não causa gastrite através do nervosismo, estresse ou ansiedade. Porém, essas situações podem estimular a produção de ácido e tornar o indivíduo mais sensível à ação dele. 

Sintomas: 
A Gastrite pode ser caracterizada através de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição mais volumosa ou rica em gorduras. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito. 

Referências:
Disponível em: < https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gastrite/> Acesso em 12 de Nov 2019 

Aplicação didática: Esta aula deve ser utilizada para os alunos que estariam aprendendo sobre sistema digestivo realçando a importância ao saber cuidar e entender como a gastrite pode ser perigosa dependendo do seu estágio, ajudando o aluno a entender sobre quais 
cuidados deve ter com os sintomas desta doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário