quinta-feira, 10 de outubro de 2019

1_BIO_LIC_VB_GABRIELA_JANAÍNA_PORTELA_ E AÍ, SUA BARRIGA JÁ "RONCOU" NAQUELE MOMENTO QUE NÃO DEVIA?

Garanto que você e quem estava a sua volta, pensou que você estaria com fome? Mas você já parou pra pensar por que isso acontece? Mas fique tranquilo isso é algo natural e acontece com todos!
Mesmo que esse “ronco” apareça em qualquer hora, ele é mais comum quando estamos a muito tempo sem comer, ou até mesmo quando estamos se alimentando.
Isso por que o estômago precisam fazer uma espécie de contração muscular, conhecida como movimentos peristálticos, para provocar o avanço do conteúdo que está dentro dele. Quando estamos sem fome, há mais comida e menos ar, assim esses movimentos acontecem de forma mais silenciosa, porem quando o estômago está vazio, há menos alimento e mais bolhas de ar em seu interior, então o barulho é maior. Pois, dentro do nosso estômago há naturalmente ar e líquidos, então quando não há alimento, o estomago se movimenta e o ar e o liquido começam a se mexer fazendo com que a barriga “ronque”.

Embora seja algo natural do organismo, algumas atitudes simples podem ajudar a reduzir os “roncos” como por exemplo:  não passar muitas horas em jejum, mastigar bem os alimentos também ajuda a misturar melhor os sólidos e os líquidos e não produzir tantos gases.

Curiosamente, pessoas magras podem ter o “ronco” mais alto, já que a gordura do corpo funciona como isolamento acústico.





Aplicação didática: 

Durante aulas sobre sistema digestório, explicar o que acontece no estômago quando estamos alimentado ou não, e explicar o que é o tão famoso “ronco”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário