Atualmente, é comum encontrar pessoas que utilizam cigarros eletrônicos, em muitos casos são pessoas tentando largar o vício em cigarros comuns, pois é considerado menos nocivo, porém, não quer dizer que é o correto a se fazer, principalmente pelo cigarro eletrônico conter nicotina da mesma forma.
Sendo um item muito utilizado, principalmente por jovens, estão surgindo muitos estudos sobre o mal que podem causar a saúde, especialmente problemas respiratórios. A diferença entre o cigarro comum e o cigarro eletrônico, é que o eletrônico expele vapor e não fumaça com o cigarro comum, no entanto, esse vapor contém substâncias tóxicas e não água, sendo ainda mais prejudicial, porém, ambos possuem nicotina, sendo assim causam dependência.
Essa nova onda tem causado várias mortes nos últimos meses, nos EUA por exemplo, foram registrados casos de uma síndrome respiratória misteriosa por conta do item utilizado, a maioria dos casos são jovens com menos de 25 anos, com sintomas de dores no peito, dificuldade para respirar e febre alta.
Como provam alguns estudos, o cigarro eletrônico possui substâncias cancerígenas também, por isso médicos não o recomendam para a substituição do cigarro comum. Então não caia nessa, o cigarro eletrônico não é “melhor” que o cigarro comum.
Disponível em: <https://resende.com.br/ noticias/29150/>. Acesso em 13 nov. 2019.
Aplicação didática: O conteúdo pode ser complemento para o assunto sistema respiratório, principalmente no ensino médio, onde os alunos já tem certa noção sobre o tema e muitos tem experiências próximas, também servindo como orientação para que não façam uso de nicotina em geral, sabendo os riscos que podem causar saúde.
Disponível em: <https://saude.abril.com.br/ medicina/cigarro-eletronico- faz-menos-mal-para-a-saude- que-o-comum/>. Acesso em: 13 nov. 2019.
Disponível em: <https://br.jetss.com/estilo_ de_vida/saude_/2019/06/15- fatos-que-comprovam-que-o- cigarro-eletronico-e- prejudicial-a-saude/>. Acesso em: 13 nov. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário