sábado, 12 de outubro de 2019

(1_BIO_LIC_VB_Roberta_Hass) HIDROCELE

Cada testículo é envolvido por uma membrana de dupla camada que, sob condições normais, contém uma pequena quantidade de líquido. Quando ocorre a hidrocele, forma-se uma excessiva quantidade de líquido, fazendo com que os testículos pareçam inchadas.
A Hidrocele geralmente é indolor, mas uma sensação de desconforto devido ao tamanho e peso aumentados do escroto pode ser aparente. Em pacientes mais jovens, esta condição frequentemente melhora sem necessidade de tratamento. Entretanto, se estiver causando desconforto, a hidrocele pode ser removida cirurgicamente ou, para aqueles que não se encontram em condições suficientes de se submeter a uma cirurgia, o líquido pode ser drenado através de uma seringa ou uma agulha.

A hidrocele é o resultado do excesso de líquido preenchendo o espaço entre as camadas da dupla membrana que envolve o testículo: isso faz o escroto parecer aumentado.
Existem 2 tipos de hidrocele:
· Comunicador: é congênito, geralmente é encontrado em bebês e crianças pequenas. Ocorre durante o desenvolvimento fetal, os testículos se desenvolvem no abdômen. Então eles se movem em direção ao escroto através de um pequeno canal, ste canal deve ser fechado após o deslocamento dos testículos. Quando o canal não se fecha, o fluido pode passar do abdome para a membrana que cobre os testículos.
· Não se comunicando: é adquirido, se manifesta em qualquer idade. Pode ser causada por uma lesão ou por uma infecção que causa um acúmulo de fluido.
Seus principais sintomas incluem: Inflamação no escroto, sensação de peso e dor.
A hidrocele pode ser retirada com uma cirurgia, ou líquido pode ser extraído com uma agulha. Isto é aplicável a casos de hidrocele grande que causam desconforto ou obstrução.
No caso de adultos com hidrocele, a aspiração do fluido pode preceder a escleroterapia. Uma agulha é inserida na mesma área com um agente esclerosante.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Eu acho que é um assunto interessante para se aprender e passar conhecimento sobre o mesmo, pois geralmente e muito comum ser diagnosticado em crianças, é algo que os pais deveriam tomar conhecimento, pois alguns podem achar que não é nada demais e deixar ali, e a criança pode estar sentindo dores e os pais não terem noção que seja isso. Acho importante passar isso para alunos que serão futuros pais ou até mesmo que terão algum recém nascido na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário