Os principais sinas e sintomas da má circulação nas pernas são: inchaço nos tornozelos e pés, presença de varizes, dor nas pernas ao caminhar, sensação de dormência, formigamento ou queimação, alteração na temperatura do membro inferior, presença de feridas e manchas nas pernas
Portanto, as varizes são veias dilatadas, porém qualquer veia pode ficar varicosa, nesse caso é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés, pelo fato de as pessoas ficarem muito tempo sentadas ou até mesmo muito tempo em pé, isso faz com que aumente a pressão das veias da parte inferior do corpo.
No entanto, para muitas pessoas, o aparecimento de varizes ou até mesmo vasinhos são preocupações meramente estéticas. Mas para outras pessoas as varizes podem causar problemas mais graves como por exemplo aumentar o risco de doenças circulatórias. Portanto estes problemas podem incluir coágulos de sangue ou bloqueio nas veias, veias profundas danificadas e até mais raramente tumores.
Entretanto uma das principais causas do aparecimento de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Todavia essas veias dilatadas ocorrem na parte mais superficial da pele.
No entanto, os sinais da má circulação variam de acordo com sua origem:
Portanto, quando a má circulação afeta as artérias há uma diminuição de irrigação sanguínea nas pernas, causando dor ao caminhar, diminuição da sensibilidade e da temperatura, além de feridas que demoram para cicatrizar, mais por outro lado quando a má circulação está relacionada as veias, o sangue terá dificuldade em retornar ao coração, nesses casos, os principais sinais são o inchaço principalmente nos tornozelos e pés. Além disso a má circulação venosa também pode causar coceira, dor sensação de queimação além de feridas e manchas, oxorre principalmente em mulheres e está relacionada a idade, fatores hormonais, excesso de peso, gravidez e falta de atividades físicas.
Já a má circulação arterial afeta principalmente pessoa secundárias como: fumantes, hipertensos, diabéticos com colesterol alto e pessoas com predisposição genética na família.
O tratamento pode ser feito com diversas técnicas como o laser, espuma e natural por meio de medicamentos ou os casos mais graves cirurgia, que são recomendadas de acordo com as características da varize. Além disso, o tratamento inclui cuidados como evitar ficar sentado ou de pé porque isto melhora a circulação sanguínea no corpo, diminuindo assim as varizes e seus sintomas.
No caso dos vasinhos capilares, o tratamento envolve a realização de uma escleroterapia, uma técnica feita em consultório com a utilização de agulhas e produtos químicos para interromper o fluxo de sangue nos vasos.
Aplicação didática:
Explicar a importância de se fazer acompanhamento médico a qualquer sintoma relacionado acima. Portanto, expor para os alunos a importante descoberta sobre algumas características relacionadas ao corpo humano, e também alertá-los sobre a importância de saber a predisposição genética familiar para determinadas doenças. Entretanto, explicar o quão é importante a prática de exercícios físicos e alguns cuidados que se deve tomar durante sua vida.
Referências:
Disponível em: <https://www.minhavida.com.br>. Acesso em: 28 out. 2019.
Disponível em:< https://tuasaude.com/tratamento-de-varizes>. Acesso em: 28 out. 2019
Disponível em:<https://medicoresponde.com.br/na-circulacao-nas-pernas-como-identificar-e-tratar>. Acesso em: 28 out. 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário