Desde a antiguidade a poluição tem seus efeitos , mas com a Revolução Industrial os efeitos ficaram em grandes proporções.
Com uma rápida urbanização o planeta trouxe um aumento no consumo de energia , o que contribuiu com emissão de poluição com a queima de combustíveis fósseis.
Por exemplo com as indústrias e veículos automotores . Atualmente , aproximadamente 50% da população mundial que mora em regiões de área urbana e cidades ,estão mais expostas a maiores níveis de poluição.
O contato do meio externo com o sistema respiratório , pode ter prejudicar na qualidade das vias respiratórias e comprometer a saúde.Uma grande quantidade de poluentes inalados pode atingir a circulação dos pulmões e pode causar efeitos deletérios em vários órgãos e sistemas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde estima que a poluição atmosférica cause cerca de 20 mil óbitos por ano, esse valor é cinco vezes maior de óbitos causado pela tabagismo.
O ar poluído é uma mistura de partículas material particulado (MP) e também gases que são emitidos na atmosfera principalmente por fábricas,termelétricas, veículos automotivos , queima de biomassa e de combustíveis fósseis.Existem dois tipos de poluentes os primários que são emitidos diretamente na atmosfera e os secundários que sofrem reações químicas com os poluentes primários.
Vários poluentes podem prejudicar vários órgãos do corpo humano e comprometer a saúde respiratória , podendo causar diversas doenças .
O ozônio pode estar presente em fontes de emissões como veículos, indústrias químicas, lavanderias e atividades que usam solventes, podem afetar a traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.É um agente oxidante fotoquímico e muito irritante. A inflamação pode afetar a mucosa do trato respiratório. Em grandes concentrações, irrita os olhos, mucosa nasal e da orofaringe Provoca tosse e desconforto torácico. Exposição por grande quantidade de horas , leva a lesão no tecido epitelial de revestimento das vias aéreas. Que poderá causar a inflamação e obstrução das vias aéreas a estímulos como o frio e exercícios.
O monóxido de carbono vem de fontes antropogênicas: queimadas florestais, combustão incompleta de combustíveis fósseis ou outros materiais orgânicos e transportes rodoviários. E também as fontes naturais como erupções vulcânicas e decomposição da clorofila.Pode afetar os alvéolos e a corrente sanguínea.Pode comprometer a união com a hemoglobina, interferindo no transporte de oxigênio. E Provocar a cefaleia, náuseas e tontura.
Tem efeito deletério sobre o feto. Pode Estar associado com o recém-nascidos de baixo peso e morte fetal.
Entre muitos outros casos .
Nas crianças a poluição pode afetar o sistema imunológico ainda não totalmente desenvolvido aumenta a possibilidade de infecções respiratórias. E nos adultos obstruir as vias respiratórias , nos idosos a um progressivo declínio na função pulmonar que pode levar a obstrução das vias aéreas e limitação aos exercícios. Há uma diminuição na complacência da parede torácica e hiperinsuflação pulmonar, provocando um gasto adicional de energia para efetuar os movimentos respiratórios, além de prejudicar no funcionamento dos sistemas orgânicos.
O tratamento pode ser com o uso de cânulas traqueais de grande calibre facilita a higiene brônquica necessária para controlar o grande aumento na quantidade de secreções respiratórias . Também a traqueostomia oferece vantagens tanto ao conforto do paciente quanto à facilidade na higiene brônquica, mas, segundo estudos recentes, não diminui o tempo de ventilação mecânica, a incidência de pneumonia ou mesmo a mortalidade dos pacientes com lesão inalatória, não estando, portanto, indicada como medida terapêutica geral.
Em suspeita de intoxicação, está indicado o uso de altas frações de oxigênio, o oxigênio aumenta a reserva de troca gasosa do paciente, revertendo o efeito da inalação do gás hipóxico, quanto na tentativa de dissociar o monóxido de carbono de seus sítios de ligação.
O suporte ventilatório é muito usada em fases em que o paciente apresenta insuficiência respiratória. Isto porque, nas fases iniciais, em que a lesão direta das vias aéreas, com edema e sangramento, associada ao aumento das secreções e fuligem.
Antibioticoterapia
O uso precoce de antibióticos, sem evidência clara de infecção, não aumentou a sobrevida dos pacientes e nem foi capaz de diminuir a incidência de pneumonia.
Aplicação didática:
Mostrar aos alunos os cuidados e medidas de como pode ajudar e alertar pessoas que ficam exposta ao meio a poluição. O professor pode levar seus alunos para ambientes com muita pouca poluição com campos,fazendas e sítios etc e levar a lugares com muita poluição como no centro da cidade,indústrias etc. Para eles perceberem a diferença entre os dois ambientes.
Referências bibliográficas:
Disponível em : < http://www.scielo.br/pdf/ jbpneu/v30n6/a11v30n > acesso em:18 Set.2019.
Disponível em : < http://observatorio.fm.usp. br/handle/OPI/935 > acesso em:18 Set.2019.
1_BIO_LIC_VB_Amanda_Picheth
ResponderExcluirÉ muito importante que o professor integre os problemas do cotidiano com a matéria. Além de levar os alunos para os locais, qual outra atividade poderia ser feita, para que os alunos compreendam sobre os efeitos da poluição, levando em conta a faixa etária deles?
Olá Amanda!
ExcluirRespondendo a sua dúvida: depende muito da faixa etária do aluno, penso que para crianças seria mais interessante fazer uma coisa mais lúdica, como explicar os prejuízos da poluição e pedir para eles se dividirem em grupos, onde um grupo desenha ou pinta um desenho de um ambiente com poluição e outro sem,e no final se faria uma comparação dos dois desenhos, também seria interessante levar uma maquete simplificada do corpo humano prejudicado com a poluição!
Para crianças em uma faixa etária maior, existem experiências que podem se feitas em sala, sobre a poluição do ar, como a do filtro na janela ou da visão da poluição através do por do Sol.
Além disso, o professor pode promover rodas de conversas sobre o assunto, trazendo a tona os prejuízos causados pela poluição ao corpo humano e propondo maneiras que possam ser usadas para combate-la!
Existe muitas propostas para alunos de inúmeras faixas etárias, tanto dentro ou fora de sala de aula!
E você? Tem alguma proposta sobre atividades a serem realizadas que possam elucidar e tornar o assunto de entendimento mais simples?
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuição!