A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos, vindo como uma doença hereditária que causa contrações involuntárias dos músculos em qualquer região do corpo. Estas contrações obrigam certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas, o que prejudica o dia a dia da pessoa com distonia.
Classificações de distonia, caracterizadas pela parte afetada do corpo:
- Distonia focal afeta apenas uma área do corpo, por exemplo: mão, pé, pescoço.
- Distonia segmentar afeta duas áreas ligadas do corpo, por exemplo: mão e antebraço, cabeça e pescoço.
- Distonia multifocais: afeta duas áreas distantes umas das outras, por exemplo: mão e pescoço.
- Distonia generalizada afeta todo o organismo
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/ wiki/Distonia>. Acesso em: 30 mai. 2019.
A causa da distonia parece ser uma hiperatividade em várias zonas do cérebro – nos gânglios basais, no tálamo, no cerebelo e no córtex cerebral.
A distonia pode resultar de:
- Uma mutação genética (chamada distonia primária)U
- Uma doença ou medicamento (chamada distonia secundária)
Os medicamentos antipsicóticos e alguns medicamentos usados para aliviar a náusea podem causar vários tipos de distonia, incluindo fechar as pálpebras, torcer o pescoço ou as costas, contrair os lábios e contorcer os braços ou as pernas.
As distonias idiopáticas afetam entre 2 e 50 pessoas a cada 1 milhão. Já as adquiridas, mais frequentes, afetam 1 a cada mil habitantes. Quem mais sofre as distonias adquiridas são pessoas com mais de 50 anos de idade.
Geralmente o diagnóstico é feito com base em um exame físico, exames complementares e história.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: este conteúdo pode ser usado durante aulas sobre sistema nervoso, com enfoque nas doenças que podem ser causadas por ele.
Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/ pt-br/casa/dist%C3%BArbios- cerebrais,-da-medula-espinal- e-dos-nervos/doen%C3%A7as-do- movimento/distonia>. Acesso em: 30 mai. 2019.
Disponível em: <https://www.medtronic.com/br- pt/your-health/conditions/ dystonia.html>. Acesso em: 30 mai. 2019.
1_BIO_LIC_VB_Nycolas_Kisielewicz
ResponderExcluirAchei bem interessante pois nos trás informações sobre uma doença não muito conhecida e que muitas pessoas podem até ter sem saber o que realmente. Já ví várias pessoas que "travam" comumente e que ignoram por pensar não ser "nada de mais". Isso lembra as pessoas a não ignorarem algo relativamente inofensivo (mas que na verdade pode ser grave) e procurarem um médico.
O blog anatomia em foco agradece a sua contribuiçao!
Excluir